Sempre reverenciando a música brasileira e dando visibilidade aos nossos artistas, a União Brasileira dos Compositores (UBC) anuncia seu mais novo projeto: Troféu Tradições. Rompendo o triste histórico de desvalorização e invisibilização da mulher compositora em nosso país, a primeira edição do evento, a ser realizada online no dia 30 de junho, homenageará o ícone Anastácia, a Rainha do Forró, com o Arraiá UBC. Em pesquisa realizada pela própria UBC, em maio deste ano, junto a compositoras, intérpretes, musicistas, produtoras fonográficas e técnicas e respondida por 252 profissionais do setor do sexo feminino, foi constatado que 79% das mulheres na música já sofreram discriminação de gênero e 53% jamais receberam valores de direitos autorais.
Para Paulo Sérgio Valle, diretor presidente da UBC, “nada mais revolucionário do que uma tradição que se renova”. O projeto tem por objetivo reconhecer artistas e movimentos artísticos que contribuíram para a formação da cultura brasileira. Com periodicidade anual, o evento dará espaço a um diferente estilo musical em cada edição.
“O Troféu Tradições é uma forma da UBC valorizar os movimentos regionais . O Brasil é um país continental e a cultura regional precisa ser valorizada por sua natureza e potencialidade que muitas vezes extrapolam os limites geográficos. A música brasileira não tem limites”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC.
‘Rainha do forró’ será a primeira homenageada | Somente com Dominguinhos, seu parceiro por longos anos, Anastácia escreveu mais de 250 canções; entre elas, Eu só quero um xodó e Eu tenho sede. Ao todo, a artista coleciona mais de 600 composições registradas. A artista foi ainda indicada ao Grammy , na categoria “álbum de música de raízes em língua portuguesa”, no ano de 2018, pelo álbum Daquele Jeito, que traz duetos especiais com artistas como Raimundo Fagner, Fafá de Belém, Alcione e Zeca Baleiro. Ainda em 2018, realizou um show especial celebrando seus 80 anos que será lançado em formato de álbum. Em 2020, graças ao incentivo e produção da própria neta, Carolina Albuquerque, a compositora lançou DVD ao vivo comemorando seus 80 anos com vasto repertório e participações especiais.
O show do Arraiá UBC celebrará sua trajetória musical e contará com participações especiais de Zeca Baleiro, Mariana Aydar e Mestrinho. No palco não faltarão sucessos como Xote da Gameleira, Canção pra Bob Marley, Cheguei pra ficar, Contratão de separação, O amor de Zabelê, Doce cachaça, Saudade matadeira e Tenho sede/ Eu quero um xodó, entre outros. Compondo o cenário de lançamento do Troféu Tradições, serão publicados nas redes sociais da UBC pequenos vídeos contando e mostrando a trajetória desta incrível artista.
O local escolhido para a realização da homenagem foi o Canto da Ema, tradicional reduto do forró em São Paulo. O espaço, batizado com nome de música de João do Vale interpretada por Jackson do Pandeiro, homenageia dois dos mais importantes compositores e cantores da história do forró. Desde sua inauguração, o Canto da Ema proporciona ao seu público o melhor do ritmo, recebendo não apenas consagrados nomes do gênero, como Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, mas também diversos músicos da nova safra do forró.
Quem é Anastácia | Nascida no Recife como Lucinete Ferreira, Anastácia chega aos seus 80 anos com vitalidade e voz impecável. Cantando profissionalmente há pelo menos 65 anos, a artista já conta com mais de mil composições gravadas em vozes como Gal Costa, Gilberto Gil, Nana Caymmi e Luiz Gonzaga e possui uma indicação ao Grammy. Parceira musical de Dominguinhos por anos, escreveu somente junto a ele mais de 250 músicas, algumas que se tornaram uns dos maiores sucessos da MPB, tais como Eu só quero um xodó e Eu tenho sede. Para quem deseja conhecer mais a artista, parte de seu acervo agora está disponível nas plataformas digitais, desde o sucesso Vamos Xamegá, de 1972.
Sobre a UBC | A União Brasileira de Compositores – UBC é uma associação sem fins lucrativos dirigida por autores que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural.
A UBC foi fundada em 1942 por autores e atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando mais de 35 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras.
Serviço:
Troféu Tradições – UBC
Primeira edição: Arraiá UBC – homenagem a Anastácia
Data e horário: 30 de junho, às 19h30
Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=_Q-IFV3Z5l0.