Festa Junina é sinônimo de tentação com as diversas delícias calóricas da época: canjica, pé de moleque, pipoca, milho cozido, quentão e tantas outras. A boa notícia é que é possível comer um pouco de tudo sem abrir mão de uma alimentação saudável e equilibrada.
“É bom fazer adaptações das receitas e trocar os ingredientes calóricos por outros mais saudáveis. O segredo é saber fazer as escolhas certas, como por exemplo, substituir o açúcar refinado da canjica, do pé de moleque e do quentão pelo demerara ou mascavo”, sugere a nutricionista Letícia Amaral, do Oba Hortifruti. A profissional dá mais algumas dicas para preparar versões saudáveis dos pratos típicos de festa junina e curtir o arraiá sem peso na consciência:
Canjica: substitua o açúcar cristal por adoçante culinário, açúcar mascavo ou demerara. Prefira derivados do leite em versões com redução de gordura. Se preparada com ingredientes saudáveis, a canjica se torna uma excelente fonte de fibras
Pipoca: evite usar manteiga ou óleo durante o preparo. O ideal é usar água para prepará-la. Também não abuse do sal
Milho cozido: rico em carboidratos e fibras alimentares, ele preserva boa parte desses nutrientes quando preparado na versão cozida. A dica é evitar o uso de manteiga durante o consumo e colocar sal somente na água de fervura
Quentão: ele é um excelente antioxidante e termogênico por conter entre seus ingredientes limão, casca de laranja, gengibre, cravo e canela. Na hora de preparar, diminua a quantidade de açúcar ou substitua pelo mascavo, demerara ou de coco
Pé de moleque: utilize no preparo o mel ou o açúcar de coco substituindo o açúcar cristal. Mesmo em versões saudáveis, deve ser consumido com moderação devido à presença de açúcar
Caldos: substitua as carnes gordas, como bacon e calabresa, por carnes magras, como patinho e peito de frango.
Confira algumas receitas típicas de festa junina em versões mais saudáveis elaboradas pela nutricionista:
Ingredientes:
1 colher (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de açúcar de coco
1 xícara (chá) de amendoim torrado sem casca e sal
Modo de preparo:
Em uma panela, misture o mel com o açúcar de coco. Assim que formar uma calda, acrescente o amendoim e mexa até engrossar. Unte uma tábua ou uma pedra com óleo de coco e disponha o amendoim. Deixe na geladeira por cerca de 1 hora e corte o pé de moleque no formato que preferir.
Ingredientes:
200 gramas de milho para canjica
2 paus de canela
2 cravos
1 litro de água
2 xícaras (chá) de leite desnatado
¾ de xícara (chá) de leite em pó desnatado
½ xícara (chá) de adoçante culinário
½ vidro de leite de coco light
1 colher (sobremesa) de manteiga
Canela em pó a gosto para polvilhar
Modo de preparo:
Coloque a canjica de molho em água fria por 12 horas. Escorra e transfira para uma panela de pressão. Junte a canela e o cravo e adicione água. Feche a panela e leve-a ao fogo. Cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Veja se a canjica está macia e escorra a água. Coloque o leite, o leite em pó, o adoçante e o leite de coco em outra panela. Acrescente a canjica e a manteiga. Leve ao fogo médio por 10 minutos, mexendo sempre. Sirva quente ou fria, polvilhada com a canela em pó.
Ingredientes:
2 conchas pequenas de feijão carioquinha cozido (50% grão – 50% caldo)
5 pedaços pequenos de patinho
½ cebola média em cubos
1 dente de alho picado
1 talo de salsão em cubos
1 colher (sobremesa) de semente de linhaça dourada triturada
3 copos médios de água
½ colher (sopa) de óleo de canola
1 colher (chá) de sal
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o óleo e refogue o alho, a cebola e o salsão. Coloque a carne e deixe dourar. Tempere com o sal e acrescente a água, mantendo em fogo baixo com a panela tampada até a carne ficar macia. Retire a carne, desfie e reserve. No liquidificador, bata o caldo restante do cozimento da carne com a farinha de linhaça e o feijão cozido. Coloque a carne desfiada no caldo. Volte para a panela até que levante fervura. Sirva em seguida.
Ingredientes:
½ xícara (chá) de milho para pipoca
2 colheres (sopa) de água
Sal Rosa a gosto
Modo de preparo:
Coloque o milho e a água em um recipiente alto de vidro, cubra com plástico filme, faça furinhos com o garfo e leve ao micro-ondas por cerca de 6 minutos em potência alta. Retire e coloque sal rosa a gosto.
Para mais receitas e outras informações, acesse www.redeoba.com.br.