Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Segmento do turismo espera retomada impulsionada pela aprovação da Coronavac pela OMS

Brasil, por Kleber Patricio

Aurora boreal na Islândia. Fotos: Marco Brotto.

Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) aponta que quase metade do empresariado (45%) projeta crescimento econômico para o setor de turismo, enquanto 29% acredita que os negócios se manterão estáveis. A pesquisa foi realizada com hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares de todo o país. Outro bom motivo para o otimismo do setor, em especial as agências de viagens, é a aprovação da Coronavac pela Organização Mundial de Saúde, o que amplia a aceitação da vacina mundo afora e permite mais turistas brasileiros viajando para o exterior.

A agência Marco Brotto Expeditions, especializada em viagens aos países do Ártico para visualização da aurora boreal, já nota um crescimento assombroso. “Desde o início da vacinação, a busca por pacotes cresceu e já temos inclusive alguns grupos fechados para realizar viagens a partir de setembro deste ano. A aceitação da Coronavac por boa parte dos países foi excelente para impulsionar as vendas, uma vez que uma boa parte dos brasileiros está sendo vacinada com ela”, diz Brotto.

Marco Brotto espera em breve retomar as viagens ao exterior.

O setor iniciou o ano projetando uma retração de mais de 10% no turismo interno e com a expectativa de crescimento das viagens para o exterior. “Neste novo momento a segurança será um fator decisivo e os países nórdicos se tornam ainda mais atrativos. A Islândia, por exemplo, controlou a pandemia com êxito e dispõe de passeios incríveis, como os da aurora boreal, além de reservas com águas termais e de uma gastronomia muito saborosa e peculiar. Acredito que cada vez mais vamos ver brasileiros em rotas diferentes do habitual”, explica Brotto.

Outro ponto é a busca por realizar viagens dos sonhos, como as expedições em busca da aurora boreal. “Após todo o caos que vivemos, as pessoas vão querer mais do que uma viagem; elas irão atrás de experiências. Ver uma aurora boreal de perto está na lista da maior parte das pessoas e agora será a hora de colocar este sonho em prática”, avalia Brotto, conhecido como O Caçador de Aurora Boreal. Com 82 expedições realizadas, a Marco Brotto leva turistas para a Lapônia, Noruega, Finlândia, Islândia, Alasca e outros destinos de Aurora Boreal. Mais informações em https://auroraboreal.com.br/.