O cacau é uma fruta nobre e tradicional da agricultura brasileira. Ele tem função medicinal como diurético, energético, lenitivo nas inflamações e está presente como componente de diversos cremes e pomadas cicatrizantes. Consagrado no mundo inteiro por fornecer a matéria prima do chocolate a partir da torra de sua amêndoa, o doce mais amado da história surgiu há centenas de anos e existem muitas variações de produção e consumo dele. Uma das mais recentes novidades neste universo é “bean to bar”, que significa do grão à barra. O movimento, que surgiu no final da década de 1990 nos Estados Unidos no Estado da Califórnia, tem feito muito sucesso no Brasil e atualmente mobiliza 5% do mercado mundial.
Foi sabendo desta informação que a fundadora da Luzz Cacau, Josiane Luz, passou a se interessar pelo assunto. Filha de um cacauicultor do Sul da Bahia, a chocolate maker e fundadora da Luzz Cacau trabalhava como gestora em uma multinacional. Ela afirma que sempre ouvia seu pai dizer que cacau dava prejuízo e, um dia, já morando em São Paulo, recebeu uma informação sobre o tamanho do mercado. O assunto despertou sua atenção e ela enxergou a oportunidade de alavancar o negócio que sustentou a família por anos.
A história da Luzz Cacau, que vem muito antes do acesso ao fantástico mundo das barras de chocolate, inicia quando um lavrador, que dedicou sua vida ao cultivo do cacau no centro-sul da Bahia, ensina o que significa sustentar uma família com o fruto da terra. “Muitas vezes, não prestamos atenção à forma como os negócios nascem, mas com a Luzz Cacau não foi assim, pois ela se mistura com a nossa história de vida. No cultivo, dedicação, valor e tradição no fruto”, conta Josiane, que foi a fundo sobre o beneficiamento das amêndoas, estudou todo o processo e, quando já dominava o assunto, precisou enfrentar um novo desafio: convencer o pai a mudar o formato do negócio em que atuava há décadas. O resultado, como já sabemos, foi positivo e a Luzz Cacau tem 64 pontos de venda por todo o País, loja online da marca e também de parceiros.
A empresa, que surgiu em 2020, é especializada em chocolates “tree to bar”, termo utilizado para designar a produção realizada pelo mesmo fabricante, desde o cultivo até a produção da barra. O “tree to bar” consiste em produtos de que se sabe todo o processo, desde o cultivo da terra, plantação do cacau, colheita, secagem da amêndoa, processamento e a produção do chocolate. Os chocolates Luzz Cacau são feitos de maneira artesanal, com grãos selecionados do cacau fino, advindos de agricultura familiar e com apenas três ingredientes. “O nosso chocolate não é apenas um produto disponível na gôndola para compra. Ele é uma história de família repleta de sustentabilidade e consciência de mundo”, afirma a CEO da empresa, que monitora 100% da rota de produção.
Chocolateria de origem | O cuidado em toda a produção, somado às modernas técnicas de produção de modo a posicionar o cacau como o verdadeiro “ouro” nacional, proporciona uma experiência gustativa única. Logo no primeiro ano de operação, a Luzz Cacau já conquistou o terceiro lugar no pódio dos melhores chocolates brasileiros – prêmio “bean to bar” –, com o produto barra ao leite.
O projeto de expansão já começa a ganhar forma e deve deslanchar ainda em 2021. Atualmente, no leque de produtos é possível encontrar seis sabores: o Chocolate Intenso 71%, Chocolate Intenso 62%, Chocolate Intenso 52%, Chocolate Intenso 62% com Pitanga Nativa, Chocolate Branco 36% com Açaí e o Chocolate Branco 36% com Gengibre. “Todos os nossos chocolates são 100% naturais e prezamos sempre pelo sabor de maneira saudável”, finaliza Josiane Luz.