A grande maioria das pessoas desconhece os direitos das crianças e a importância de respeitá-los. Pouco se fala sobre isso, inclusive com as próprias crianças. Afinal, muitas vezes elas não são vistas como seres sociais, com pessoas cidadãs com seus próprios direitos e responsabilidades. Brincadeiras beneficiam todas as pessoas, física e mentalmente, independente da idade. Foi pensando na importância delas que os Palhaços Sem Fronteiras aproveitaram o mês das crianças e a celebração de cinco anos da organização no Brasil para lançar a campanha Brincar é Coisa Séria.
No mês de outubro, os Palhaços Sem Fronteiras Brasil compartilharão inspirações, reflexões e ideias para fortalecer as conexões entre crianças e pessoas adultas por meio das brincadeiras, conscientizando a respeito do direito a brincar, garantido no Artigo 31 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Às terças-feiras, serão divulgadas nas redes sociais da organização entrevistas com famílias de artistas que integram a Rede dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil, falando sobre brincar e sobre ser brincante na profissão e na vida.
Às quartas-feiras, serão realizadas uma série de lives com o tema Brincar levado a sério. Especialistas da área abordarão novas perspectivas sobre o assunto, compartilhando suas vivências, sempre às 19h00.
No dia 20 de outubro, o encontro é sobre O Brincar Livre e Espontâneo, com mediação de Melissa Panzutti e Ricardo Rodrigues (PSFB) e participação de Soraia Chung, do Instituto Alana e Renata Meirelles, do Território do Brincar. As convidadas compartilharão as pesquisas que desenvolveram sobre o tema ao longo dos anos, abordando sobretudo o que aprenderam deste instigante fenômeno.
Em 27 de outubro, o tema da conversa é Brinco como existo – princípios e fins da escuta lúdica, com Claudio Thebas, palhaço e escritor com mais de um milhão de livros vendidos em quatro países, e Arthur Toyoshima, ator, palhaço e um dos fundadores dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil.
Nos sábados de outubro serão compartilhados vídeos com ideias de brincadeiras e tutoriais para que crianças e pessoas adultas possam realizar em casa. E no dia 30 de outubro, às 10h00, haverá uma live de brincadeiras com Lilyan Teles, a Palhaça Xamanga.
A campanha Brincar é Coisa Séria visa conscientizar as pessoas adultas quanto à necessidade de reflexão acerca de seu papel na garantia do direito das crianças a brincar, inspirando-as a identificar possíveis caminhos para o fortalecimento do vínculo familiar e da saúde mental através da brincadeira. “Queremos ajudar as pessoas adultas a compreenderem alguns bloqueios e construir repertório de brincadeiras, para que assim elas possam defender o brincar como uma linguagem de conhecimento”, finaliza Aline Moreno, diretora-presidente e uma das fundadoras dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil.
Palhaços Sem Fronteiras Brasil é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 2016 e a primeira da América Latina a ser integrante da organização internacional Clowns Without Borders International (CWBI), entidade mundialmente conhecida criada na Espanha (1993) presente em catorze países.
Serviço:
Campanha Brincar é Coisa Séria
Temporada: 1 a 31 de outubro de 2021 – Grátis – Classificação: Livre
Onde assistir: Instagram e Facebook Palhaços Sem Fronteiras Brasil
Link: www.instagram.com/palhacossemfronteiras e www.facebook.com/palhacossemfronteirasbrasil
Dicas de brincadeiras: dias 2, 9, 16, 23 e 30 de outubro de 2021 (sábados) – postagens nas redes sociais
Dia 30 de outubro de 2021 (sábado) – Horário: 10h00 – Live com Lilyan Teles, a Palhaça Xamanga
Entrevistas Rede Palhaços Sem Fronteiras Brasil: dias 5, 12, 19 e 26 de outubro (terças-feiras) – postagens nas redes sociais da ONG.
Programação de Lives Brincar levado a sério – Sempre às quartas-feiras – Horário: 19h00
Dia 20 de outubro – Bate-papo sobre O Brincar Livre e Espontâneo – Com Melissa Panzutti, Ricardo Rodrigues, Soraia Chung e Renata Meirelles
Dia 27 de outubro – Bate-papo Brinco como existo – princípios e fins da escuta lúdica – Com Claudio Thebas e Arthur Toyoshima.
(Fonte: Luciana Gandelini Assessoria de Imprensa)