Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Sinfônica de Campinas se apresenta na Paróquia São José neste sábado

Campinas, por Kleber Patricio

Divulgação.

Divulgação.

Sob a batuta da regente Simone Meneses e solo do trombonista Wilson Dias, a Orquestra Sinfônica de Campinas se apresenta na Paróquia São José, no próximo sábado (25), às 18h30. O programa tem início com a Abertura Concertante, do compositor brasileiro Camargo Guarnieri, segue com o Concerto para Trombone e Orquestra, do italiano Nino Rota, conhecido por suas trilhas para cinema e se encerra com a Sinfonia nº 7 em lá maior, do alemão Ludwig van Beethoven.

O solista Wilson Dias é professor de eufônio na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), trombone solista da Orquestra Sinfônica de Campinas e regente da Banda Carlos Gomes de Campinas e da Orquestra Filarmônica Popular de Campinas. Apresentou-se como solista à frente de importantes grupos musicais, entre os quais se destacam Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Banda Sinfônica da Força Aérea Brasileira de Pirassununga, Banda Sinfônica da Província de Santa Fé (Argentina) e Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, entre outros.

Como regente convidado, esteve à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Banda Sinfônica da Força Aérea em Pirassununga, Banda Municipal “Prof. Gunars Tis” de Nova Odessa, Banda Municipal de Sumaré e Banda Municipal de Americana.

Simone Menezes

Simone Menezes é uma regente brasileira que tem dirigido orquestras na França, Estados Unidos, Portugal e leste europeu, além de algumas das principais orquestras brasileiras. Tem atuado em colaboração com Marin Alsop, Paavo Järvi, Thomas Adés, Leonid Grin, Lera Auerbach e Claudio Cruz, entre outros. Natural de Brasília, começou sua carreira em 2004, quando funda, ainda durante sua graduação, a Orquestra Sinfônica Jovem da Unicamp e assume o posto de regente assistente da Orquestra Sinfônica da USP. Em 2006, se especializa em regência de música contemporânea como residente na Casa da Música no Porto e na Cité de la Musique, em Paris. Em 2007, recebe uma bolsa de estudos da École de Musique de Paris e ali permanece entre 2007 e 2008.

Em 2008 retorna ao Brasil e assume a regência da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Em 2012, a convite de Marin Alsop e Claudio Cruz, participa do Festival de Campos do Jordão. Em 2013 e 2014, a convite de Neeme Järvi, Paavo Järvi e Leonid Grin, participa do Parnu Music Festival e Järvi Academy, assiste a Deutsche Kammerphilharmonie de Bremen durante o Ciclo Beethoven da turnê Sul Americana em São Paulo e é convidada pela Orchestre de Paris para a competição na Salle Pleyel para a escolha do regente assistente.

Como convidada atuou, dentre outras, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, St. Petersbourg State Academic Symphony Orchestra (Rússia), The North Tchec Republic Symphonic Orquestra (República Tcheca), Orquestra Sinfônica do Algarve (Portugal), Orchestre de l’Opera de Massy e Ensemble Multilaterale, em Paris.

Programa

Camargo Guarnieri: Abertura Concertante

Nino Rota: Concerto para Trombone

L. V. Beethoven: Sinfonia nº 7, Op. 92

Simone Menezes, regente

Wilson Dias, trombone

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica de Campinas

Quando: 25 de junho, sábado, 18h30

Onde: Paróquia São José (Rua 24 de Maio, 477. Vila Industrial. Campinas)

Entrada gratuita.