O Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação marca a reta final na preparação dos atletas que seguem buscando uma vaga para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio-2016. A primeira fase da competição aconteceu no último final de semana (entre os dias 25 e 26) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Composta por atletas de destaque nos cenários nacional e internacional, a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) esteve representada no evento por 19 atletas, sendo nove do atletismo e dez da natação. Ao todo, ambas as modalidades somaram 36 medalhas: 15 ouros, 13 pratas e oito bronzes.
A natação encerrou sua participação com o maior número de condecorações, tendo o renomado atleta Clodoaldo Silva como destaque principal, com três ouros e uma prata.
Para o técnico Thiago Vinhas, em um contexto geral a APC teve “boa participação, com atletas chegando próximo às suas melhores marcas, além de um número expressivo de medalhas”. Essa é uma fase de extrema importância para os atletas no que se refere a treinamento e participação, segundo Vinhas, uma vez que a segunda etapa será disputada daqui a três semanas, ainda em tempo de classificação para os Jogos em setembro.
No atletismo, evolução foi a palavra chave da equipe que, em relação à mesma etapa no ano passado, melhorou de forma significativa. Em 2015, seis atletas da APC disputaram dez provas e conquistaram cinco medalhas (um ouro, duas pratas e dois bronzes); este ano, em 15 provas, foram cinco ouros, cinco pratas e um bronze.
Destacando os atletas Larissa de Oliveira, Luã Mancena e Odair dos Santos – que vem evoluindo de forma satisfatória e segue em boas condições de convocação para a Seleção Brasileira –, o técnico Fábio Breda apontou para o reflexo individual no progresso alcançado: “A etapa nacional tem uma grande importância para os atletas, tanto para buscar um bom posicionamento no ranking, o que, dependendo da colocação, oferece condições de se pleitear uma bolsa-atleta, quanto para a obtenção de índices para participação nos Jogos Paralímpicos”.
O último dia para obtenção de marcas qualificatórias, segundo critérios de classificação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é 17 de julho, fim da 2ª etapa nacional. Mantendo o ritmo de seus trabalhos, a APC segue focada para que outros atletas estejam presentes nos Jogos Olímpicos, de forma a consolidar o nome da instituição no que será o ápice esportivo do ano.