O “Guia da Sommelieria de Cervejas”, livro referência para profissionais e amantes da área, foi lançado oficialmente na sexta-feira, 18, no Speakeasy do Empório Toscana, em Ribeirão Preto.
Lançado pela Editora Krater, o Guia conta com participantes emblemáticos, como o escritor inglês Martyn Cornell, um dos maiores especialistas do mundo em cerveja, que escreveu a seção dedicada à Escola Britânica. Além de Cornell, Daiane Colla, Fernanda Meybom, Guto Procópio, Marcio Beck e Sady Homrich estão entre os autores convidados.
O material serve como um manual prático, visando complementar a formação dos sommeliers e sommelières de cerveja brasileiros. A obra traz orientações sobre atendimento e serviço, condução de treinamentos de equipe, desenvolvimento e gerenciamento de uma boa carta de cervejas e de chopes, história e cultura, entre outros.
Brasil é o nº 1 em formação de profissionais
O Brasil, atualmente, é o país que mais forma sommeliers de cervejas no mundo anualmente. Cada vez mais profissionais ocupam posições em bares, lojas especializadas, distribuidoras, importadoras e cervejarias. Para Bia, que acompanha a evolução da profissão no Brasil desde 2010, o Guia vem, de forma importante, suprir a carência desse tipo de literatura no país.
Apesar de já se dedicar à escrita em sua revista digital, a Farofa Magazine, há seis anos, Bia comemora a publicação do primeiro livro de sua carreira. “Já tinha pensado em escrever um livro antes e estou sempre entre os artigos de opinião sommelier e algumas crônicas mais ébrias, mas nunca tinha imaginado participar de uma obra coletiva, um Guia. Quando o Diego e o Pedro da Krater me fizeram o convite para ser a organizadora desta obra, fiquei refletindo sobre o propósito do livro e senti que seria um grande desafio e por isso aceitei”.
A sommelière reforça ainda o compromisso de lançar um trabalho dedicado a profissionais e feito por profissionais. “Este não é um livro escrito por escritores. É um livro escrito por referências na área, onde cada um, em seu tema, trouxe sua perspectiva e entendimento. A base do nosso trabalho como sommeliers é servir a outros paladares e transformar o consumo do mercado para melhor, não importa em que etapa, do campo ao copo”, diz.
Financiamento coletivo
O projeto do Guia foi viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, conhecida como crowdfunding, e foi um sucesso absoluto. A meta estabelecida para o projeto foi batida nas primeiras 24h. Esse é um modelo de financiamento cada vez mais popular entre pequenas empresas, especialmente editoras independentes como a Krater, e ajudou muitas marcas a se manterem durante a pandemia.
Com projeto gráfico especial, capa dura e colorido, o Guia da Sommelieria de Cervejas tem tiragem limitada. O livro está à venda no site da Krater. Em março, o livro terá um evento de autógrafos para o mercado paulistano.
(Fonte: ESC Conteúdo)