Em 31 de maio, a OMA Galeria inaugura a exposição “Paradoxos”, individual da artista Thereza Salazar. Com texto crítico de Pedro Nery, a mostra reúne desenhos e colagens criados pela artista nos últimos dois anos, durante o período da pandemia. Com o acesso a materiais restrito, Thereza resolveu utilizar os recursos que tinha em mãos em seu ateliê, como lápis, papel japonês, lápis de cor e nanquim.
As colagens da artista são criadas a partir de imagens coletadas de revistas, livros e publicações antigas. Ao recortar as imagens, Thereza as esvazia de seu significado original, em seguida utilizando-as para montar e remontar novas figuras. Nesse rearranjo, os elementos são ressignificados de acordo com seu imaginário, criando novas narrativas.
Existe certa ambiguidade nas imagens que cria: apesar de suas obras terem formas claras, muitas vezes parecendo enciclopédias, elas trazem um aspecto fantasioso, com animais imaginários, talismãs e outros elementos que parecem saídos de fábulas, lendas ou livros de alquimia. Seus trabalhos não podem ser entendidos apenas com a razão, contendo um aspecto misterioso que atrai e ao mesmo tempo causa estranheza ao observador.
Para a Thereza, a arte atua no campo do que não existe. Por isso, a artista não atribui significados pré-definidos a seus trabalhos, deixando que cada um seja afetado e interprete suas obras a partir de suas próprias referências. A abertura acontece a partir das 19h e a exposição fica aberta ao público até 17 de julho, com entrada gratuita.
Serviço:
Paradoxos
Endereço: Rua Pamplona, 1197, casa 4 – Jardins – São Paulo, SP
Data da aberta: 31/5/2022
Horário da abertura: a partir das 19h
Visitação: 31/5 a 17/7/2022.
Horário: terça a sexta-feira das 14h30 às 19h30 e sábados das 10h às 15h
Entrada gratuita
Informações: (11) 97153-3107
(Fonte: OMA Galeria)