A sub-regional de Indaiatuba da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) realiza no dia 1º de agosto, segunda-feira, às 19h, mais uma palestra do ciclo destinado ao Grupo de Apoio, com entrada gratuita. O tema desta edição será A Busca da Identidade Sonora: trazendo a música para a vida do idoso, ministrado pela musicoterapeuta Talita Passoni. O encontro, destinado a familiares e cuidadores, ocorre na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé (marginal do Parque Ecológico), 709, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM). Não é necessário fazer pré-inscrição.
Segundo Talita, a musicoterapia é um processo interpessoal no qual o terapeuta utiliza a música e todas as suas facetas para ajudar o idoso a melhorar, recuperar ou manter sua saúde. “Através da escolha do repertório, do instrumento que vai tocar e da sua história de vida, as vivências e dinâmicas presentes nas sessões e atendimentos levam o idoso à auto expressão de seus sentimentos, ao resgate da autoestima e à maior aceitação das dificuldades advindas do processo natural do envelhecimento”, explica. Durante a palestra, a especialista desenvolverá uma ficha musicoterápica de forma interativa com o público, simulando a entrevista que investiga o repertório e identidade sonora dos idosos. O objetivo é que os familiares e cuidadores possam resgatar estas informações e trazer a música de forma prazerosa ao dia-a-dia dos idosos.
A presidente da Abraz de Indaiatuba, a médica geriatra Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira, explica que os encontros do Grupo de Apoio reúnem parentes e cuidadores de idoso com Doença de Alzheimer e outras demências, prestando suporte emocional e orientações que auxiliam no dia a dia sobre a melhor forma de cuidar dos pacientes. “Sabemos que a música e todos os seus elementos, como ritmo, melodia e harmonia, colaboram para a reabilitação física, mental e social. Por isso o tema deste mês é tão interessante”, enfatiza.
Talita Ribeiro Passoni
Flautista, formada no curso básico de Música do Conservatório Musical Maestro Henrique Castellari (1996). Musicoterapeuta, bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná – Curitiba/PR (2004). Especialista em Arte, Educação e Terapia pela Faculdade Isepe (2012). Musicoterapeuta clínica no Espaço Musicoterapia e residenciais geriátricos da cidade de Salto. Musicoterapeuta atuante nos CRAS da cidade de Salto junto ao público idoso, bem como no Conviva Day Care, em Indaiatuba.
A Abraz
A sub-regional de Indaiatuba da Abraz foi fundada em 2004 e desde então atua no apoio e suporte de familiares e cuidadores de idosos com demências. As palestras informativas são realizadas toda primeira segunda-feira do mês e ministradas por profissionais respeitados em suas especialidades. A instituição também oferece assistência psicológica. Saiba mais em: www.facebook.com/abrazindaiatuba.