O País Basco é a região histórico-cultural em que residem os bascos, localizada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França, cortada pela cadeia montanhosa dos Pireneus e banhada pelo Golfo da Biscaia. E nesta região de 20.664 km², bem na divida com a França, está a cidade de Irun, com cerca de 63 mil habitantes, reconhecida por sua rica gastronomia, que atrai turistas do mundo todo. Foi em Irun que o chef Mauro Mason decidiu, ainda cursando gastronomia nos Estados Unidos, passar uma temporada de nove meses para apender as técnicas gastronômicas do País Basco. E durante todo o mês de julho ele vai levar à mesa dos clientes do Benedito Restaurante, em Campinas, um pouco do que aprendeu com o Festival “A gastronomia do País Basco pelo o Olhar do chef Mauro”.
Frutos do Mar, carnes bovinas, suínas e macarrão, tradicionais naquela região, são os ingredientes principais que compõem sete pratos criados especialmente para esta experiência gastronômica, que tem como proposta transportar os amantes da boa comida ao país que o recebeu. E para enriquecer ainda mais este conhecimento, o Benedito Restaurante e a distribuída Wine Brends uniram-se para oferecer vinhos diferenciados para uma harmonização perfeita.
Para quem gosta de lulas, a indicação é o “Calamares com Purê de lantejas Neras e Endivia Grelhada (mini lulas salteadas com purê de lentilha e tinta de lula, endívia grelhada). Para este prato, recomenda-se uma harmonização com vinho Viña Eguia This is Not Another Malbec.
O Carrileras al Vino com Calabraza e Amendas (corte de bochecha bovina com molho de vinho tinto acompanhado com abóbora na manteiga com sálvia e amêndoas), é uma das iguarias mais requisitadas pelos moradores e visitantes do País Basco. Ela tem uma harmonização perfeita com um Pacheco Pereda C’est La Vie Rose.
Para quem gosta de carne suína, o chef Mauro preparou o “Cochinillo Assado com Lentejas”, barriga de porco assada em baixa temperatura por oito horas, acompanhado de lentilha refogada com bacon e legumes. E para beber com este prato, a indicação é o vinho Viña Eguia De Martino Gallardia Cinsault.
“Pancita de Cerdo com Couscous Marroquino” é outro prato escolho para o festival. Ele é feito com panceta de rolo, assada e pururucada com couscous marroquino, perfeito para ser acompanhado com um vinho Viña Eguia De Martino Gallardia Cinsault.
Tem também uma receita com carne suína: o “Termitas de Res com Guisantes e Purê”. Trata-se de uma releitura do cupim espanhol assado por 12 horas, acompanhado de ervilha torta e purê de mandioquinha. A receita harmoniza com um Viña Eguia This is Not Another Malbec.
O “Pasta Nera com Camarones e Queso Frances” é um prato em homenagem tanto ao País Basco como a França, que são divididos por um rio. Trata-se de um espaguetti nero de sépia ao molho de vinho branco, manteiga e ervas com camarões e queijo de cabra boursin, harmonizado com um Pacheco Peneda One Bottle Of Bubbles.
Para fechar as opções do menu especial, um prato típico espanhol: o “Fideuá Marinera”, uma paella diferente das encontradas no Brasil, elaborada com macarrão cabelo de anjo, frutos do mar e açafrão. Esta receita harmoniza com o Pacheco Pereda C’est La Vie Rose.
Os pratos do festival “A gastronomia do País Basco pelo o Olhar do Chef Mauro” podem ser degustados até o dia 31 de julho, de quinta a sábado no almoço e jantar, e domingo, apenas no almoço.
(Fonte: Comunicação Estratégica)