A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba promete emocionar o público no dia 24 de setembro, ao executar a obra “Concerto para violino em ré maior, op. 35”, de Tchaikovsky, e Overture Scherzo and Finale, de Schumann. Com entrada gratuita, a apresentação acontece às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A noite conta ainda com a presença do violinista Daniel Guedes, além da regência e direção artística de Paulo de Paula.
Dividido em três movimentos (Allegro moderato, Canzonetta e Finale), o “Concerto para violino em ré maior, op. 35” é uma das obras mais famosas para violino e tem raízes pessoais de seu autor, o compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky: após um casamento frustrado e boatos sobre sua sexualidade, Tchaikovsky se refugia em Clarens, na Suíça, e ali, em apenas um mês, cria a obra que é considerada, até hoje, um dos concertos mais difíceis escritos para violino. Nela, o compositor explana todas as angústias e lamentos de uma vida cheia de frustrações, transparecendo emoções distintas em cada uma das notas. Seu legado inclui ainda os ballets “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra Nozes”.
O repertório trará ainda a peça “Overture Scherzo and Finale”, de Robert Schumann, compositor alemão contemporâneo de Tchaikovsky. A obra também se divide em três movimentos (como o nome já diz, Overture, Scherzo e Finale), sendo considerada pelo autor sua segunda sinfonia. Inclusive, Finale é uma das peças mais rápidas que Schumann compôs.
Solista convidado | Para somar a experiência do concerto, divide o palco com a Sinfônica o músico Daniel Guedes. Violinista, violista, camerista, regente e professor, Daniel Guedes tem uma carreira marcada por estudos e apresentações internacionais. Além de estudar na Guildhall School of Music de Londres e na Manhattan School of Music de Nova York, já atuou em orquestras nos EUA, Canadá, Inglaterra, Suíça, Noruega e outros países.
Ciaei também recebe Orquestra Jovem em setembro
Mas antes de Tchaikovsky, a Sala Acrísio de Camargo recebe outra apresentação, desta vez com ares brasileiros. No dia 17, às 20h, a Orquestra Jovem de Indaiatuba e a banda Os Imortais realizam uma homenagem à banda Legião Urbana. A entrada é gratuita e a direção artística e regência são de Felipe Oliveira.
O repertório do show envolve os clássicos da Legião Urbana — banda brasiliense surgida há 40 anos, completados este ano —, como “Pais e Filhos”, “Eduardo e Mônica”, “Que País É Esse?” e “Será”.
Como assistir | Ambas as apresentações têm entrada gratuita, então, a recomendação é chegar um pouco antes do horário de início para garantir o lugar. Essa programação é uma iniciativa da Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba), em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A Sala Acrísio de Camargo fica no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 — Jardim Regina, Indaiatuba (SP).
Serviço:
Tributo a Legião Urbana
Orquestra Jovem de Indaiatuba e Os Imortais
Data: 17/9
Tchaikovsky e Schumann
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Data: 24/9
Horário das sessões: 20h
Entrada gratuita
Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP) – mapa aqui
Sobre a Amoji
A Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Promove o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que reúne uma série de concertos com grupos artísticos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de masterclasses abertos para estudantes de música de todo o país.
A Associação também é responsável por gerir e administrar a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI), além da Orquestra Jovem de Indaiatuba (OJI). Ambas viabilizam a muitos jovens instrumentistas da cidade e região oportunidade de desenvolvimento técnico e artístico, por meio de aulas individuais de instrumento, além de participarem dos ensaios e apresentações da Orquestra Jovem.
Site: www.orquestradeindaiatuba.org.br | Instagram | Facebook orquestraindaiatuba | Facebook OrquestraJovemIndaiatuba.
(Fonte: Armazém da Notícia)