Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Cinco boas razões para consumir jabuticaba

Nutrição, por Kleber Patricio

Foto: Sidney Lopes.

Foto: Sidney Lopes.

Fruta 100% brasileira – típica da Mata Atlântica –, a jabuticaba tem apenas uma safra por ano, de agosto a setembro. Por isso, quando as prateleiras estão lotadas com essa deliciosa frutinha, é bom aproveitar. Desde receitas mais elaboradas até petiscos saudáveis, ela é perfeita para saborear a qualquer hora do dia.

“A jabuticaba é uma boa opção de snack saudável para beliscar durante a tarde. Ela tem poucas calorias e poucas gorduras. Além disso, é rica em fibras, que ajudam a controlar a fome e saciam por mais tempo”, explica a nutricionista Letícia Amaral, do Oba Hortifruti.

Esse não é o único motivo para incluir uma porção diária dessa pequena frutinha no cardápio. A nutricionista lista 5 bons motivos para ter essa delícia sempre em casa:

Muito saudável – é excelente fonte de vitamina C, que ajudam a fortalecer as defesas do organismo e melhoram a absorção de ferro. Não é só isso: ela ainda contém vitaminas do complexo B, que contribuem para a saúde do sistema nervoso;

Prática e gostosa – a fruta tem uma combinação perfeita: o gosto doce da polpa com o azedinho saboroso da casca. E o melhor: é prática para consumir, podendo ser consumida com casca e tudo como sobremesa ou lanche da tarde;

100% aproveitável – polpa e casca podem ser consumidas, pois ambas possuem nutrientes essenciais para o organismo. A polpa é ótima para geleias, compotas e doces; já a casca, pode ser ingerida junto com a fruta in natura ou assada e depois processada para virar uma farinha bem nutritiva e incrementar iogurtes e saladas de frutas;

Sacia a fome – a fruta contém um teor de fibras, que ajudam a regular o intestino e ainda contribuem no controle da fome, dando a sensação de saciedade por mais tempo;

Aliada na prática de exercícios físicos – durante e após a prática de exercícios há um aumento na produção dos radicais livres, que causam alterações das membranas celulares e podem provocar lesão ou inflamação muscular. Os antioxidantes encontrados na jabuticaba são compostos capazes de neutralizar os radicais livres; portanto, o consumo da fruta é muito indicado para praticantes de atividade física.

Confira algumas receitas com a fruta elaborada por Letícia:

Geléia de jabuticabaGeleia caseira de jabuticaba

Ingredientes:

2 kg de jabuticabas

2 xícaras (chá) de açúcar demerara

Água

Modo de preparo:

Lave as jabuticabas e coloque-as em uma panela grande. Coloque água até cobrir as jabuticabas. Com o auxílio de um amassador, aperte as jabuticabas para soltar os caroços. Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar por 30 minutos. Deixe esfriar. Depois de cozida e fria, coe a mistura. Volte o líquido para a mesma panela e misture o açúcar. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 1 hora, mexendo de vez em quando. O ponto certo da geleia é quando ela começa a desgrudar da panela.

Bolo de jabuticabaBolo de jabuticaba

Ingredientes:

1 xícara (chá) de jabuticabas maduras

2 ovos

1 xícara (chá) de açúcar demerara

1/3 de xícara (chá) de óleo de canola

1 xícara (chá) bem cheia de farinha de trigo integral

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador as jabuticabas com os ovos, o açúcar e o óleo. Bata bem e aos poucos acrescente a farinha. Por fim, ponha o fermento e bata bem pouco. Leve a uma forma pequena untada com óleo de coco e farinha de trigo integral. Deixe em forno médio de 15 a 20 minutos.

Smoothie de jabuticabaSmoothie de jabuticaba com amora

Ingredientes:

½ copo de jabuticabas frescas

100 ml de água de coco

½ copo de amoras frescas

1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo:

Bata a água de coco e o mel no liquidificador. Adicione as frutas e bata até a mistura ficar consistente.

Para mais receitas, acesse www.redeoba.com.br.