O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE) fez a substituição do cloro gás utilizado no processo de tratamento da água por hipoclorito de cálcio em tabletes na Estação de Tratamento (ETA I), localizada na Vila Avaí. A medida visa proporcionar mais segurança e economia ao processo de tratamento.
Para utilização do cloro gás é necessária uma série de cuidados durante seu transporte, armazenamento, confinamento, coleta e lavagem de escape que tornam necessário licenças da Policia Federal e Exército, além de seu custo elevado. Já o hipoclorito de cálcio em tabletes dispensa todos estes cuidados, pois é um produto mais seguro e sua utilização e acondicionamento são simples, tornando-o mais barato a curto prazo, além de ser ideal para o uso em áreas urbanas, pois não há necessidade de medidas de contenção. Sua utilização cumpre as determinações da portaria 2914 do Ministério da Saúde.
O produto foi testado durante trinta dias na ETA I (Vila Avaí) e, com a comprovação de sua eficácia na desinfecção da água, será substituído nas outras estações.