Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Visita ao passado: Booking.com indica viagens para os países de onde vieram nossos antepassados

Europa e Ásia, por Kleber Patricio

Castelo Guest House, no Algarve, em Portugal. Fotos: divulgação.

No ano de 1500, os portugueses viriam a desembarcar em um pedaço do outro lado do oceano, na América do Sul. Começava a nascer ali o país que hoje conhecemos como Brasil, que, com a posterior chegada, principalmente, de europeus, africanos e asiáticos, por diferentes razões e contextos históricos, tornou-se uma nação com um dos povos mais miscigenados que se vê pelo mundo.

Devido a essa mistura de nacionalidades, muitas pessoas têm curiosidade sobre suas próprias origens – o que é confirmado por 61% de participantes de uma pesquisa (1) realizada pela Booking.com, que afirmam que uma das motivações para viajar é visitar o local de onde sua família veio. Pensando nesse contexto, a plataforma de viagens revisita a história para lembrar alguns importantes grupos de imigrantes que desembarcaram em território brasileiro e indica lugares e acomodações para os turistas nacionais conhecerem e se hospedarem nesses países de heranças passadas.

PORTUGAL

Castelo Guest House, Algarve, Portugal.

Diz a história que os portugueses aportaram suas embarcações no Brasil por volta de abril de 1500. A partir da metade do século 19, após a independência do país, declarada em 1822, mais de 1,5 milhão de portugueses teriam chegado ao Brasil e estima-se que, nos dias de hoje, cerca de cinco milhões de brasileiros teriam pelo menos um avô ou avó “gajo”.

Aonde ir em Portugal: O Algarve é uma região no extremo sul de Portugal que fica a menos de 3 horas de carro de Lisboa, capital do país. O local é considerado um dos mais famosos destinos de praia na Europa e, como 88% (2) dos brasileiros são apaixonados pelo litoral, este é um roteiro que certamente agradará os turistas nacionais. Por lá, é possível encontrar praias badaladas e belezas naturais inesquecíveis, bem como charmosos vilarejos. Para chegar, o viajante pode escolher aterrissar no aeroporto regional de Faro, capital da região, ou alugar um carro se estiver em uma cidade próxima. Uma opção de hospedagem é o Castelo Guest House, uma acomodação situada sobre um rochedo na Praia de Carvoeiro, com vista panorâmica para o Oceano Atlântico e para a aldeia de pescadores de mesmo nome.

ITÁLIA

Combo Bologna, Bolonha, Itália.

Estima-se que, entre 1875 e 1900, mais de 800 mil imigrantes europeus chegaram ao continente americano desembarcados em portos brasileiros. Destes, quase 600 mil seriam italianos. Os primeiros registrados em terra tupiniquim seriam aqueles do norte da Itália (mais que a metade do total) e eles foram formando seus lares principalmente em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Segundo dados do consulado italiano no Brasil, estima-se que existam atualmente cerca de 32 milhões de descendentes de italianos vivendo em território brasileiro.

Aonde ir na Itália: Ao norte da Itália, de onde teriam vindo os imigrantes para o Brasil, está a cidade de Bolonha, uma comuna que reúne gastronomia, arquitetura e cultura para agradar a qualquer turista. O local foi apelidado de “La Grassa” (A Gorda) e é de onde se origina o famoso molho a bolonhesa. Pelas ruas, o viajante se encantará com os mais de 40 quilômetros de pórticos que cobrem as passagens e dão um ar de cidade antiga – embora seja supermoderna. É lá, também, que fica a universidade mais antiga da Europa, fundada em 1088 e que teve entre seus alunos o escritor e poeta Dante Alighieri. Para curtir o clima jovem de Bolonha, se hospedar no hostel Combo Bologna é uma alternativa interessante – ele fica localizado a 800 metros da estação de trem, a 10 minutos a pé do MAMbo (Museu de Arte Moderna) e a 2 km da Piazza Maggiore.

ESPANHA

Can Cota Boutique, Maiorca, Espanha.

A imigração espanhola para o Brasil só foi menos expressiva do que a portuguesa e a italiana – diz a história que, entre as décadas de 1870 e 1970, os espanhóis representaram quase 15% dos estrangeiros que desembarcaram em solo brasileiro. Atualmente, estatísticas dão conta de que existem 15 milhões de descendentes de espanhóis no país. A cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo, é apontada como um dos locais que abrigam uma importante colônia espanhola.

Aonde ir na Espanha: Quando se fala de Maiorca, uma das ilhas Baleares da Espanha e a maior delas, situada no Mediterrâneo, consequentemente se pensa em praia e badalação. Esse pedaço de terra cercado por águas de um azul inesquecível, no entanto, ainda abriga paisagens montanhosas com escapadelas recheadas de paz e relaxamento, perfeito para os mais da metade de brasileiros (56%) que buscarão férias “desconectadas”, em que possam fugir da realidade – como mostram as Previsões de Viagem (3) da Booking.com. A pouco mais de meia hora da Playa del Muro, a mais famosa da ilha, está o Can Cota Boutique, um hotel, localizado no município de Selva, que dispõe de uma piscina infinita ao ar livre com vista para as montanhas. Os viajantes também podem desfrutar de diversas atividades no local ou nos arredores, incluindo ciclismo e trilhas a pé.

JAPÃO

Kobe, Japão. Foto: jacqueline macou/Pixabay.

O marco inicial da imigração nipônica no Brasil ocorreu na data de 18 de junho de 1908. Foi naquele dia que o navio Kasato Maru aportou em Santos (SP), depois de 52 dias de viagem, e desembarcou 165 famílias japonesas em território nacional. Esses asiáticos eram, majoritariamente, pessoas de classes mais baixas e que viriam a trabalhar nas fazendas de café do estado de São Paulo. Acredita-se que, entre 1932 e 1935, um terço dos imigrantes que entraram aqui no país eram cidadãos japoneses.

Aonde ir no Japão: Foi do porto de Kobe, justamente um dos maiores portos do Japão, que saiu o navio Kasato Maru rumo ao Brasil. Essa cidade é um importante centro financeiro do país e mundialmente famosa por deter a receita da melhor carne do mundo, o Kobe Beef. Vale uma visita ao Kobe Nunobiki Herb Gardens & Ropeway, um parque onde se pode realizar um passeio de teleférico para ver a vista da cidade. Para se hospedar, o viajante pode escolher ficar em um ryokan japonês, tradicional acomodação do país onde se pode experimentar a milenar cultura nipônica. Uma alternativa é o Arima Onsen Taketoritei Maruyama.

ALEMANHA

Colônia, Alemanha. Foto: Torsten/Pixabay.

A região Sul do Brasil foi a principal escolhida pelos alemães para fixarem suas residências ao deixarem a Europa. O estado do Rio Grande do Sul recebeu a maior parte deles, com Santa Catarina em segundo lugar. Pode-se dizer que o período de maior desembarque dos germânicos foi em 1920, quando a Alemanha sofria as consequências de uma derrota de guerra. De acordo com dados históricos, o Brasil recebeu aproximadamente 250 mil cidadãos da Alemanha e, atualmente, estima-se em cinco milhões a quantidade de descendentes em solo nacional.

Aonde ir na Alemanha: Uma das festas mais famosas e vibrantes do Brasil também acontece em Colônia, na Alemanha, o que pode atrair ainda mais o turista brasileiro. O Carnaval de Colônia, um dos mais famosos pelo mundo, ocorre entre fevereiro e março, nas baixíssimas temperaturas da região, e tem um clima de alegria e diversão que se assemelha aos carnavais nacionais. A localidade ainda abriga a Catedral de Colônia, cartão postal da cidade e que é a segunda igreja mais alta da Alemanha e a terceira do mundo. Mas há um lugar especial para os apaixonados por carros que é ponto imperdível por lá: o complexo Motorworld conta com uma coleção de carros do ex-piloto de automobilismo Michael Schumacher e coleções de troféus, macacões, capacetes e medalhas, entre outros itens. Por lá, dá para se hospedar no V8 Hotel Köln at Motorworld e dormir em quartos totalmente adaptados ao tema – incluindo camas de carros.

(1) Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 48.413 entrevistados em 31 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2022. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em fevereiro de 2022.

(2) Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 1.206 entrevistados no Brasil. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em julho de 2022.

(3) A pesquisa Previsões de Viagem para 2023 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planejava viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.179 pessoas em 32 países e territórios participaram da pesquisa. As pessoas entrevistadas responderam a uma pesquisa on-line em agosto de 2022.

(Fonte: Edelman)