As águas de Bonito, no Mato Grosso do Sul, já são velhas conhecidas de muitos viajantes brasileiros – e também estrangeiros. Mesmo quem nunca esteve no destino, mas gosta de viagens de natureza e belas paisagens, com certeza já se deparou com imagens de seus rios cristalinos que são ideais para flutuação e mergulho. Mas e a gastronomia local? Em um roteiro pela região sul-mato-grossense, o visitante pode esperar uma diversidade de sabores que vão desde os peixes de água doce até carnes exóticas, frutas e ingredientes típicos dos biomas de Cerrado e Mata Atlântica.
Por ser um estado novo – implantado apenas em 1979 – o Mato Grosso do Sul não possui um prato considerado típico, como é o caso do acarajé na Bahia. Sua gastronomia é influenciada pela cultura pantaneira das comitivas, principalmente com arroz de carreteiro e feijão tropeiro, que não podem faltar nos buffets, mas também pelos diversos povos que ali se instalaram – e até os vizinhos paraguaios.
Ou seja, entre um passeio e outro pelas atrações de ecoturismo de Bonito, que incluem flutuação, mergulho, banho de cachoeira, boa cross e bote, entre outros, é possível fazer um roteiro gastronômico cheio de surpresas na cidade.
A Acqua Studio de Viagens, agência especializada em roteiros e experiências pela região, organizou um guia com os principais destaques para quem está planejando uma viagem à cidade sul-mato-grossense e tem curiosidade em saber o que comer em Bonito. Confira:
Peixes
Em um lugar com tantos rios, os peixes de água doce são a estrela no prato. As espécies mais comuns encontradas nos restaurantes locais são pintado, piraputanga, pacu e traíra. Nos preparos, os mais tradicionais são na brasa, ensopados, ao urucum e moqueca. Além disso, há os caldos de piranha que fazem sucesso nas noites mais frescas da região.
Carnes
A qualidade da carne bovina nesta região também é bastante destacada. Os rebanhos de gado do Mato Grosso do Sul fazem do estado um dos principais lugares do país para provar carnes com maciez, textura e consistência únicas. De acompanhamentos, os mais comuns oferecidos são vinagrete, mandioca e arroz.
Outra carne que vem se popularizando na região é a de jacaré. Em razão da superpopulação do animal no Pantanal, os locais vêm consumindo cada vez mais a carne exótica. Para os visitantes, a dica é experimentar em uma entrada ou aperitivo, como pastel ou bolinho.
Sopa paraguaia
Bonito está a cerca de 200 quilômetros do Paraguai e, por conta disso, também teve influência do país vizinho em sua gastronomia. O prato mais marcante é a sopa paraguaia. Apesar do nome, trata-se de um bolo salgado de milho – ou fubá – que é encontrado desde buffets de café da manhã nos hotéis, a restaurantes no centro da cidade.
Sobremesas
Graças à biodiversidade do bioma do Cerrado, há uma infinidade de frutas que rendem bons sorvetes em Bonito. No centrinho da cidade, é possível provar sabores como buriti, jaracatiá, guavira, gabiroba e bocaiuva.
Os fãs de sorvete também podem experimentar uma sobremesa criada na cidade: três sabores de sorvete combinados com frutas e cobertos com marshmallow. O prato vai ao forno criando uma casquinha quente, mas mantendo o gelado por dentro.
Outra sobremesa imperdível no destino é o Chico Balanceado, feito com creme Paris, banana caramelizada e merengue gratinado.
A Acqua Studio de Viagens indica, a seguir, alguns dos principais restaurantes de Bonito, com opções para todos os gostos e bolsos:
Varandas – instagram.com/varandasbonitoms
Casa do João – instagram.com/casadojoaorest
Juanita Restaurante – juanita.com.br
Beco da Arte Gastrobar – instagram.com/becodaartegastrobar
Restaurante do Marco Velho – instagram.com/restaurantedomarcovelho
Espaço Jack – instagram.com/espacojackbonito.
Sobre a Acqua Studio de Viagens
Atuando há oito anos como o único studio de viagens de Bonito, a Acqua Studio de Viagens teve seu trabalho reconhecido pela Certificação Socioambiental Selo Verde do Instituto Chico Mendes. A agência, que visa oferecer aos viajantes roteiros que priorizam personalização e flexibilidade, é a primeira do destino a receber o selo.
A Acqua promove roteiros e experiências que respeitam as normas ambientais de Bonito e colaboram para o crescimento da comunidade local, destacando, além das belezas naturais, os aspectos histórico-culturais da região.
Mais informações: www.acquaviagens.com.br.
(Fonte: Assimptur)