A Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) promove nos dias 3 e 4 de setembro, com apoio da Prefeitura Municipal, o VIII Festival Masaharo Kanesaki de Beisebol na categoria T-Bol (meninas e meninos de até 8 anos). O evento acontece no centro esportivo da entidade (na Rua Chile, 689 – Vila Castelo Branco) e tem entrada aberta ao público em geral. Todos os detalhes do festival, que é uma das mais importantes competições da modalidade no país e deve reunir 15 equipes de várias cidades, incluindo dois times do programa BASE (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino) e dois times da Acenbi, foram divulgados nesta terça, dia 23, em coletiva de imprensa. Segundo o diretor do Departamento de Beisebol e Softbol da Acenbi, Haruo Uyeno, a categoria T-bol representa a formação da base das futuras categorias da associação. “Essa fase é muito importante porque as crianças começam a aprender as primeiras noções do esporte”, explica ele. “A categoria engloba oficialmente meninos e meninas de 6 a 8 anos. Entretanto, abriga também crianças com idade abaixo dessa faixa. Muitos atletas começam a jogar aos 4 anos e temos vários exemplos de crianças que começaram cedo e se tornaram grandes jogadores. Todos estão convidados a prestigiar o festival com a família e amigos”, completa. As partidas acontecem das 7h30 às 17h e haverá no local almoço self service a R$18,00. A entrada é gratuita. Informações: (19) 3834-2584.
A Acenbi
Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a Acenbi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.
Em sua sede de campo, na Rua Chile, a Acenbi conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gueitebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na Rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.
Para suporte às suas atividades esportivas, a Acenbi mantém o Projeto Criando Atletas de Beisebol e Softbol, que conta com o apoio de três empresas: Filtros Mann + Hummel, Spartan do Brasil e Cobreq. O projeto visa à formação de atletas para competição administrada com recursos obtidos por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Esses recursos são utilizados para a compra de material esportivo e administração de recursos humanos.
As atividades da Acenbi são abertas a todos os interessados. Mais informações www.acenbi.org.br e https://www.facebook.com/acenbi.indaiatuba.