O empresário Deiverson Migliatti, CEO da rede de cafés especiais Sterna Café, retornou da sua quarta viagem pelo mundo em busca de sabores e culturas referentes a segunda bebida mais apreciada no planeta, perdendo apenas para água, o café.
Foram 22 dias percorrendo quatro continentes, africano, asiático, europeu e norte-americano, desbravando cafeterias icônicas e aprendendo sobre seus processos de torrefação, métodos de preparo, tipos de grãos e formas de servir em cada cultura.
Segundo Migliatti, a cada viagem ele traz na bagagem conhecimento que compartilha na Sterna Café. “Por ser um apaixonado pelo café especial, quero também ser um semeador deste conteúdo sobre um universo tão diverso. Meu sonho é democratizar o acesso ao café especial aqui no Brasil, como já vem acontecendo em outros países”.
O CEO visitou 30 cafeterias em sete cidades, sendo em Atenas, entre outras, o Coffee Island, que conta com mais de 600 unidades distribuídas pelo mundo, a Kaoekonteia, LUKUMAΔΕΣ e Vales Coffee Shop.
No Cairo, o Social Coffee Roasters. Migliati conta que se surpreendeu com a evolução do segmento no Egito – quando esteve no país em 2007 pela primeira vez, não havia café especial e hoje são muitas cafeterias usando tecnologia de ponta, decorações instamagráveis e até torrefação própria. “Fiquei impressionado – todo cappuccino vinha com late art; dava para sentir, além do sabor, o cuidado em servir a bebida.”
Já em Doha/Catar, conferiu o Arabica, cafeteria japonesa que opera mais de 130 lojas em diversas localidades, a Ark, Nomad e Toby’s State.
Passando por Lisboa, o empresário desvendou os segredos da brasileira Baobá e da A Brasileira, onde Fernando Pessoa costumava praticar o hábito da leitura.
Em Londres, as cafeterias conhecidas foram Black Sheep Coffee, Grind e Ozone Coffee Roasters, onde conheceu o CEO Dale Harris, campeão mundial de barismo, em 2017, e falaram sobre mercado internacional de café e a Rendemption. Aliás, Migliatti diz que fica empolgado cada vez que retorna para a cidade e destaca que atualmente se encontra em cada esquina uma cafeteria voltada para cafés especiais. “O inglês tem escolhido muito bem a qualidade do café que vai consumir, por isso a crescente abertura de novas lojas”, enfatiza o empresário.
Para o fundador da rede Sterna Café, o amadurecimento do mercado é comprovado em Nova York, referência em cafeterias, onde contemplou a Blue Bottle e Intelligentsia.
A cidade luz, Paris, também não deixa a desejar, segundo o CEO, tendo a sua pesquisa incluído a visitação a Cafe Nuances e a Coutume.
Para os clientes da Sterna Café, a aventura degustativa do empresário traz bons ventos aqui para o Brasil, principalmente em termos de tecnologia. “Como a Sterna já trabalha com cafés especiais de várias regiões do Brasil e do mundo, meu foco foi sobre novas ferramentas para disponibilizar outras formas de comercialização e inovações tecnológicas para o setor. 2023 promete”, finaliza Migliatti.
(Fonte: Máxima Assessoria de Imprensa)