Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Caminho das Rosas: Indaiatuba comemora 4 anos sem casos de feminicídio

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Programa Caminho das Rosas tem como objetivo informar, conscientizar e auxiliar a mulher sair do círculo de violência. Foto: Eduardo Turati.

Desde 2018, quando o Programa de Prevenção à Violência contra a Mulher Caminho das Rosas foi implementado, diversas ações foram desenvolvidas para conscientizar e informar a população, no intuito de auxiliar na identificação e denúncia de possíveis casos. Desta maneira, com a ajuda da população, o número de atendimentos tem aumentado e com o trabalho preventivo de monitoramento das vítimas, Indaiatuba comemorou o Dia Internacional da Mulher com a marca de 4 anos e 7 meses sem o registro do delito de feminicídio.

O crime de violência doméstica é uma ocorrência difícil de lidar, principalmente pelo fato do constrangimento da vítima, que muitas vezes tem dificuldades em pedir ajuda. Pensando em facilitar o atendimento destas pessoas, a Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba desenvolveu o aplicativo SOS Caminho das Rosas, com atendimento instantâneo 24 horas em qualquer dia da semana, como um botão de pânico.

O projeto foi desenvolvido em março de 2020 pelo setor de Estatística e Desenvolvimento da Guarda e conta com a integração dos sistemas, que auxilia e agiliza o atendimento às vítimas. Ao acionar o aplicativo SOS Caminho das Rosas, o alerta é encaminhado para o COI (Centro de Operações e Inteligência) e a viatura mais próxima da solicitante é informada imediatamente. Além do chamado, os guardas recebem os dados do possível agressor e o sinal com a localização da vítima é reenviado a cada dois minutos. Além do botão do pânico, o aplicativo conta com recebimento de mensagens de áudio e fotos, além de disponibilizar um chat entre um guarda civil e a vítima.

Atualmente, 790 mulheres possuem medidas protetivas cadastradas e 359 aplicativos SOS Caminho das Rosas estão ativos, sendo que o alerta via app foi acionado 73 vezes. Desde a implementação do Caminho da Rosas, 3.625 rondas preventivas foram realizadas pela Guarda Civil, que resultaram em 1.386 atendimentos e geraram 275 flagrantes.

O Caminho das Rosas foi idealizado pela primeira-dama Tânia Castanho e conta com a atuação das secretarias Assistência Social, Esportes, Governo, Saúde e Segurança Pública, que contam com profissionais treinados para identificar possíveis vítimas de violência. Além do apoio da DDM (Delegacia da Defesa da Mulher) nos registros de flagrantes, denúncias e onde fica uma equipe da Guarda Civil para acolhimento da vítima e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que esclarece como funciona a medida protetiva e os diretos da mulher.

O atendimento da vítima é realizado por meio de escuta individual e oferta de serviços que auxiliam a mulher sair do círculo de violência. Em Indaiatuba, os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo telefone 153 (Guarda Civil) ou também pelo 190 (Polícia Militar).

Números

Atendimentos: 2019 – 240 | 2020 – 308 | 2021 – 341 | 2022 – 445 | 2023 – 52. Total: 1.386

Flagrantes: 2019 – 71 | 2020 – 63 | 2021 – 72 | 2022 – 57 | 2023 – 12. Total: 275

Cadastros ativos no SOS Caminho das Rosas: 359

Alerta do botão do pânico: 73 vezes

Rondas preventivas: 3.625.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)