O primeiro circuito do Festival Dança em Trânsito conta com “Creme do Céu”, que convida as crianças para um passeio pelo sistema solar com muitas cores, dança e diversão. A produção do Grupo Tápias fala sobre astronomia e mistura dança, teatro e videoarte para o público infantil. Depois de circular por várias cidades do Brasil em circuitos e festivais, o espetáculo volta ao Rio de Janeiro para ficar em cartaz no Espaço Tápias durante o mês de abril de 2023.
As apresentações serão sempre às 16h, aos sábados e domingos (1-2-8-9-15-16-22-23 de abril), na Sala de Espetáculos Maria Thereza Tápias, na Barra da Tijuca.
Sobre o espetáculo “Creme do Céu”
Apresentado e patrocinado pela Brasilcap, o espetáculo fala da queda acidental de uma estrela na Terra – este é o ponto de partida de “Creme do Céu”. Criado originalmente em 2017, na França, pelo Grupo Tápias, a montagem infantil reúne dança, teatro e videoarte. Nesta nova versão brasileira, o elenco é formado pela coreógrafa e bailarina Flávia Tápias, o bailarino e ator circense Guilherme Gomes, a atriz Paula Braun e a bailarina Luciana Ponso. A realização é do Espaço Tápias.
O texto, escrito originalmente por Rosane Alves, conta as aventuras de uma estrela curiosa que cai no planeta Terra e precisa encontrar uma forma de voltar ao céu. Para isso, conta com a ajuda de um adolescente, uma astrônoma e sua aprendiza. Enquanto buscam alternativas para o retorno da estrela, os quatro explicam o que é o Sistema Solar e as características de seus planetas de forma lúdica e divertida.
O Grupo Tápias é uma companhia de dança contemporânea com atuação no Brasil e no exterior, que conta com parcerias para a coprodução de alguns dos seus espetáculos, tanto no Brasil como na França. Como a coreógrafa Flávia Tápias foi artista residente no Les Bords de Scènes no ano de 2017, “Creme do Céu” é uma coprodução do Les Bords de Scènes com apoio do DRAC Paris e do Centro Les Récollets, que fez sua estreia nos dias 4 e 5 de março de 2017 na França, dentro da programação do Rencontres Essonne Danse.
“As crianças de hoje são muito antenadas e capazes de processar informações técnicas ou científicas com facilidade e naturalidade. A ideia de misturar dança e teatro é divertir e informar sobre um tema atual, ainda que de maneira lúdica, com fantasia e encantamento”, resume a diretora e coreógrafa Giselle Tápias.
FICHA TÉCNICA
Direção Artística: Giselle Tápias e Flávia Tápias
Texto Original: Rosane Alves
Adaptação de Texto: Flávia Tápias, Giselle Tápias e Letícia Kaminski
Coreografias: Giselle Tápias e Flávia Tápias
Elenco: Flávia Tápias (Estrela), Guilherme Gomes (Menino), Paula Braun (Astrônoma) e Luciana Ponso (Aprendiz)
Direção de Produção: Espaço Tápias
Criação dos Vídeos: Eva Clouard
Criação e Edição do Vídeo de Abertura: Marcio Schwartz
Criação de Luz: Paulo César Medeiros
Operação de Luz: Erick Santos
Criação dos Figurinos e Adereços: Espetacular Produções e Arte – Ney Madeira e Dani Vidal
Costura: Mara Mello
Adereços: Cláudia Taylor
Bordados: Fátima Mendonça e Cláudia Taylor
Programação Visual: Letícia Andrade
Fotos: Pedro Serra
Apoio: Les Recollet (França), Rencontre Essonne Dans (França), Referência em Artes (Brasil) e Chez Bombom (Brasil)
Coprodução: Les Bords de Scenes (Athis-Mons, Juvisy-sur-orge, Morangis) l DRAC (Paris) e Dança em Trânsito (Brasil)
Realização: Espaço Tápias/Grupo Tápias
O espetáculo é apresentado e patrocinado pela Brasilcap.
Sobre o Dança em Trânsito | Há 20 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. O festival, realizado em circuitos, possibilita trocas de experiências entre artistas nacionais e internacionais convidados e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança. E este ano apresenta o projeto Palco Carioquinha, com peça de teatro e espetáculo de dança para os pequenos.
Sobre o Espaço Tápias
O novo Espaço Tápias, inaugurado em 30/4/2022 na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.
O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.
A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança com ênfase na dança contemporânea no Brasil e no mundo.
A nova sede inaugurou uma etapa inovadora da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora e lançando-o em novas empreitadas, para que todos os amantes de dança e de outras artes possam trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.
Serviço:
Festival Dança em Trânsito 2023
Palco Carioquinha – “Creme do Céu” do Grupo Tápias
Dias 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de abril – sábados e domingos
Local: Sala Maria Thereza Tápias – Espaço Tápias
Horário: 16h
Classificação etária: Livre
Duração: 50 minutos
Ingressos: Inteira R$30,00 / Meia R$15,00 – *pela plataforma Sympla
Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
Classificação: Livre.
(Fonte: Claudia Tisato Assessoria de Imprensa)