Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

OAB realiza caminhada educativa por territórios negros da cidade de São Paulo

São Paulo, por Kleber Patricio

No próximo dia 13 de maio, das 10h às 18h, Dia Nacional da Abolição da Escravatura, a Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil) realiza uma caminhada educativa por territórios negros da cidade de São Paulo. A caminhada “Chão dos Nossos Ancestrais” percorrerá os antigos Largo do Pelourinho, Largo da Forca e o Cemitério dos Aflitos – onde pessoas escravizadas eram sepultadas –, assim como fará visitas a espaços de cultura e resistência por onde a população negra circulava no século XX, como a Festa de Santa Cruz, Bloco das Baianas Teimosas, Clube Paulistano da Glória e a Casa da Madrinha Eunice, sede da escola de samba Lavapés por várias décadas.

A iniciativa da diretoria executiva da comissão, em parceria com diversos institutos e coletivos, como o Instituto Tebas, o Museu do Território dos Aflitos, o Projeto de Educação Patrimonial Madrinha Eunice: Memória e Território Negro na Baixada do Glicério, entre outros é parte de uma série de eventos e ações da comissão em alusão ao mês da abolição, que até hoje permanece inconclusa.

A escolha da data é simbólica e visa à valorização de territórios negros que por décadas foram invisibilizados. Para a presidente da Comissão, advogada Rosana Rufino, “é nosso papel contribuir para a preservação patrimonial destes espaços e promover o resgate histórico da memória, da cultura e das contribuições da população negra para a construção da nossa sociedade”.

Para mais informações acesse: @cevenb.oabsp.

Evento gratuito e vagas limitadas: inscrições aqui.

(Fonte: Daniela Ribeiro)