No próximo dia 13 de maio, das 10h às 18h, Dia Nacional da Abolição da Escravatura, a Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil) realiza uma caminhada educativa por territórios negros da cidade de São Paulo. A caminhada “Chão dos Nossos Ancestrais” percorrerá os antigos Largo do Pelourinho, Largo da Forca e o Cemitério dos Aflitos – onde pessoas escravizadas eram sepultadas –, assim como fará visitas a espaços de cultura e resistência por onde a população negra circulava no século XX, como a Festa de Santa Cruz, Bloco das Baianas Teimosas, Clube Paulistano da Glória e a Casa da Madrinha Eunice, sede da escola de samba Lavapés por várias décadas.
A iniciativa da diretoria executiva da comissão, em parceria com diversos institutos e coletivos, como o Instituto Tebas, o Museu do Território dos Aflitos, o Projeto de Educação Patrimonial Madrinha Eunice: Memória e Território Negro na Baixada do Glicério, entre outros é parte de uma série de eventos e ações da comissão em alusão ao mês da abolição, que até hoje permanece inconclusa.
A escolha da data é simbólica e visa à valorização de territórios negros que por décadas foram invisibilizados. Para a presidente da Comissão, advogada Rosana Rufino, “é nosso papel contribuir para a preservação patrimonial destes espaços e promover o resgate histórico da memória, da cultura e das contribuições da população negra para a construção da nossa sociedade”.
Para mais informações acesse: @cevenb.oabsp.
Evento gratuito e vagas limitadas: inscrições aqui.
(Fonte: Daniela Ribeiro)