Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Brinquedos adaptados para crianças com necessidades especiais: uma questão de inclusão

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

Assim como as demais crianças, as crianças com necessidades especiais têm direito ao lazer e ao brincar. No entanto, muitas vezes encontram barreiras físicas e sociais para acessar os brinquedos e as atividades lúdicas. Os brinquedos adaptados são uma forma de superar essas barreiras e proporcionar às crianças com necessidades especiais a oportunidade de brincar e desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais.

O Brinquedo Livre, o único marketplace exclusivo de brinquedos para todos os públicos e de todas as idades, resolveu dar destaque a importância dos brinquedos adaptados para crianças com necessidades especiais como forma de promover a inclusão. Para isso, o Brinquedo Livre ofereceu em seu marketplace uma ampla variedade de brinquedos adaptados, como jogos sensoriais, brinquedos com texturas e materiais diferenciados, jogos com libras, entre outros.

“Para o Brinquedo Livre, a inclusão é uma questão fundamental e os brinquedos adaptados são uma forma de promover a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade. Acreditamos que os brinquedos adaptados são uma forma de contribuir para a inclusão e o desenvolvimento das crianças com necessidades especiais, por isso disponibilizamos em nosso site um espaço exclusivo para anúncio de brinquedos nessa categoria que são comumente difíceis de encontrar”, afirma Juliana Coelho, CEO do Brinquedo Livre.

Os brinquedos adaptados também podem ser uma forma de sensibilizar as demais crianças para as questões da inclusão e da diversidade e contribuir para a formação de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

Com o objetivo de democratizar o acesso a brinquedos de qualidade para todas as pessoas, independentemente de idade, gênero ou condição social, a atitude do Brinquedo Livre mais uma vez inova e ajuda a criar uma nova cultura no país relacionada a brinquedos e hábitos conscientes, além de abrir as portas para fabricantes especialistas nestes produtos poderem anunciar seus brinquedos online.

Para mais informações, acesse o site do Brinquedo Livre ou siga-os nas redes sociais.

(Fonte: Sofonias Comunicação)