Parceria entre as Secretarias de Educação e de Cultura de Indaiatuba promove ensino musical para nove unidades da Rede Municipal de Ensino. O projeto é desenvolvido por meio de subvenção municipal pelas OSC (Organizações da Sociedade Civil) Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba), CMVL (Corporação Musical Villa-Lobos) e Acafi (Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba). O objetivo é estimular a criatividade, disciplina, concentração e sociabilidade do aluno por meio do ensino de música.
O secretário de Educação de Indaiatuba salienta a influência positiva do aprendizado da música para as crianças. “A utilização da música no processo de ensino contribui muito para o desenvolvimento integral da criança. A música está presente em vários projetos pedagógicos. Desde a professora da creche cantando para os bebês até o ensino de um instrumento para um aluno do Fundamental, são experiências enriquecedoras que contribuem para seu desenvolvimento de forma mais prazerosa”, comenta o professor Eddye Rafaetta.
“Esta parceria com a Secretaria Municipal de Educação é de extrema importância para a Cultura, pois através dela conseguimos desenvolver estas crianças e mostrar que aprender música é possível e, principalmente, está à disposição de todos”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Agradecemos também a Sinfônica, Camerata e Corporação Villa-Lobos pelo apoio na execução destes projetos e por compreenderem sua importância para a formação destes alunos e, quem sabe, futuros músicos”.
Os projetos são desenvolvidos nas EMEBs Profª Laura Fahl Corrêa, Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro, Profª Cleonice Lemos Naressi, Profª Maria Helena da Costa e Silva, Profª Maria Ignez Pinezzi, Profª Maria Benedicta Guimarães, Prof. Wladimir Olivier,Prof. Osório Germano e Silva Filho e Maria José de Campos.
PROJETOS
Orquestra Sinfônica Municipal Infantil de Indaiatuba
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura com os alunos do Ensino Fundamental da EMEB do Complexo Educacional Laura Fahl Corrêa. As crianças do 1º e 2º ano participam de aulas de musicalização infantil e as do 3º, 4º e 5º podem escolher um instrumento dentre as 12 modalidades de instrumentos de orquestra disponibilizadas pelo projeto. O objetivo é consolidar o ensino musical, social e educacional, que culmine na criação de uma orquestra sinfônica infantil com crianças de 6 a 11 anos.
Banda Marcial
O projeto de educação musical é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e desenvolvido pela Emosi (Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba) por meio de aulas e ensaios coletivos para os alunos da EMEB Profª Maria Benedicta Guimarães e comunidade escolar. Para participar, não é necessário ter experiência musical e nem o instrumento.
A proposta pedagógica da Banda Marcial tem a finalidade de desenvolver habilidades técnicas e compreensão teórica, na arte e no fazer musical; e promover melhor qualidade de vida e expectativa profissional, por meio da música.
Os instrumentos ofertados são Metais Agudos: Trompete, Flugelhorn e Trompa; Metais Graves: Trombone, Trombone Baixo, Eufônio e Tuba; Percussão: Caixa, Tenor Quadriton, Prato e Bumbo.
Projeto Camerata Comunidade
Por meio do projeto Camerata Comunidade, a Acafi (Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba) ministra aulas gratuitas de música para alunos das EMEBs Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro, Profª Cleonice Lemos Naressi, Profª Maria Helena da Costa e Silva e Profª Maria Ignez Pinezzi. Os cursos oferecidos são Canto Coral e Cordas Friccionadas (Violino, Viola clássica, Violoncelo e Contrabaixo acústico). O programa conta com programação própria de apresentações e eventos, que coloca o aluno em um circuito de envolvimento com as atividades oferecidas.
Projeto Banda e Comunidade
O projeto Banda e Comunidade é desenvolvido pela CMVL (Corporação Musical Villa-Lobos) nas EMEBs Prof. Wladimir Olivier, Prof. Osório Germano e Silva Filho, Profª Cleonice Lemos Naressi e Maria José de Campos.
O projeto promove o ensino de iniciação musical e instrumental individual ou em grupo. Os instrumentos disponibilizados são flauta doce e banda rítmica, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba e percussão. No estágio mais avançado está previsto a formação de uma Banda Infanto-Juvenil com os alunos da rede pública municipal e estadual das escolas participantes deste projeto.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)