Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Programa Recicleiros Cidades leva coleta seletiva e reciclagem inclusiva para São José do Rio Pardo

São José do Rio Pardo, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

O município de São José do Rio Pardo (SP) inaugura as operações do sistema de coleta seletiva do Programa Recicleiros Cidades. A novidade é resultado de uma parceria realizada entre a prefeitura, o Instituto Recicleiros, a cooperativa Recicla São José do Rio Pardo e empresas do setor privado, com o patrocínio principal da Alliance to End Plastic Waste (AEPW). O evento de inauguração aconteceu no dia 16/6.

A iniciativa prevê destinar para a reciclagem aproximadamente 240 toneladas/mês de resíduos, gerando benefícios para o meio ambiente e a economia local e resultando na diminuição do uso de aterros sanitários, além de colaborar para a melhora da limpeza da cidade, gerar trabalho e renda e melhor qualificação para os trabalhadores mais vulneráveis. “Quanto maior a adesão por parte da população e empresas ao projeto, maior será a possibilidade da criação de mais postos de trabalho e renda digna para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de mais resíduos desviados do aterro sanitário, colaborando com a preservação do ecossistema local”, explica Erich Burger, fundador e diretor do Instituto Recicleiros.

Essa é a 14ª Unidade de Processamento de Material Reciclável (UPMR) empreendida pelo Instituto Recicleiros no Brasil, que contou com investimentos em logística reversa por parte da iniciativa privada. Esse é o caso da Nestlé, que conta com uma fábrica na cidade. “Estamos muito felizes em colaborar para que São José do Rio Pardo tenha coleta seletiva e uma cooperativa capaz de atender toda a cidade. Fazemos parte do programa desde 2020, acreditando no poder de transformação do ambiente proposto pelo Programa, que traz adicionalidade direta às taxas de reciclagem do país construindo infraestrutura de reciclagem perene e empoderando comunidades como parte da solução. Acabamos de lançar nacionalmente o movimento Juntos pela Reciclagem, que pretende conscientizar o público em geral por meio da educação e do diálogo de transformação coletiva voltado para um problema comum em toda a sociedade, o lixo. O que antes era definido como sem utilidade agora traz valor aos resíduos que, na verdade, são matéria-prima para a produção de novos produtos, geram renda para os catadores e catadoras de materiais recicláveis e contribuem para um futuro mais sustentável. É muito importante saber que isso também já é realidade aqui na cidade”, explica Cristiani Vieira, gerente de Sustentabilidade da Nestlé Brasil.

Para o fundador e diretor do Instituto Recicleiros, Erich Burger, a colaboração entre municípios, organizações do terceiro setor e empresas privadas preenche a lacuna entre a oferta e demanda por materiais recicláveis no Brasil, além de ser um movimento fundamental para viabilizar a tese de economia circular e sustentabilidade, considerando o papel dos catadores nesse sistema produtivo. “Ao envolver o setor empresarial em um modelo de cadeia ‘end-to-end’ a partir da venda de resíduos pós-consumo, é possível criar ofertas justas e sustentáveis às cooperativas e cobrir os investimentos em uma estrutura digna, além de garantir a rastreabilidade e origem socialmente responsável destes materiais”, enfatiza o diretor.

Durante o período de incubação, a UPMR receberá aproximadamente R$5 milhões em investimento direto na solução para sedimentação da reciclagem de impacto social na região. Este valor, que será aplicado ao longo do período de incubação, será destinado à estruturação e no auxílio na implementação da política pública de coleta seletiva, obedecendo às diretrizes propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O projeto prevê a participação intensiva do Instituto Recicleiros por pelo menos cinco anos na cidade. Em síntese, Recicleiros é responsável pela abertura da UPMR, pela construção de política pública municipal e pela formação e treinamento de cooperativas de catadores, além da promoção de mobilizações e educação ambiental junto à população para criar e fomentar a cultura da coleta seletiva e reciclagem.

Serviço:

Veja mais informações em: https://recicleiros.org.br/

Instituto Recicleiros

Rua Doutor Neje Farah 143 Vila Bela Vista, São José do Rio Pardo/SP

E-mail: contato@recicleiros.gov.br.

Sobre o Instituto Recicleiros | Organização da Sociedade Civil (OSC), qualificada como OSCIP, que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, com especial foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras. Por meio do Programa Recicleiros Cidades, implanta nos municípios brasileiros a coleta seletiva e a reciclagem, envolvendo em um mesmo ecossistema em cadeia circular prefeituras, empresas, catadores e cidadãos.

(Fonte: FSB Comunicação)