O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2015 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP) semana passada. Indaiatuba ultrapassou a meta, que era de 6.5, e alcançou um dos maiores IDEBs da (Região Metropolitana de Campinas com 7.0 e está acima da média nacional, que nos anos iniciais no Ensino Fundamental Municipal ficou com 5.3 – o Estado de São Paulo ficou com 6.4.
O IDEB é um indicador de desempenho da educação básica divulgado a cada dois anos pelo INEP, autarquia do Ministério da Educação (MEC), e relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes na Prova Brasil nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e a taxa de aprovação. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o IDEB.
Criado em 2007, o IDEB representa a iniciativa de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.
Para a secretária municipal de Educação de Indaiatuba, Rita de Cássia Trasferetti, o resultado é excelente e aponta que o trabalho desenvolvido nesta gestão está na direção certa para o desenvolvimento educacional de Indaiatuba. “É com grande satisfação que a Secretaria Municipal de Educação anuncia que Indaiatuba em 2015 obteve um IDEB de 7.0. Esse resultado só foi possível pela dedicação e esforço de todos os envolvidos nesse trabalho. O índice alcançado por Indaiatuba está próximo ao projetado para o país até 2021. Por isso sabemos que estamos na direção certa e muito avançados em comparação com o Brasil e com o Estado de São Paulo. Quero parabenizar todas as escolas, professores, gestores, coordenadores, funcionários e as famílias que acompanham seus filhos no desenvolvimento escolar. Nenhuma escola em Indaiatuba ficou com o IDEB abaixo de 6,1 e isso mostra o olhar de seriedade que temos com a educação”, ressalta Rita.
Na RMC, Indaiatuba alcançou a segunda maior nota, ficando atrás somente de Jaguariúna, que obteve o IDEB de 7.1. Apenas quatro cidades da RMC não alcançaram a meta na Rede Municipal 4ª série/5º ano: Campinas, Engenheiro Coelho, Santo Antônio de Posse e Sumaré.
Entre as escolas municipais de Indaiatuba, o destaque ficou para EMEB “Osório Germano e Silva Filho”, que alcançou o IDEB de 8.5, ultrapassando a meta de 2021, que é de 7.5. A segunda maior nota ficou com o Complexo Educacional Nízio Vieira e a EMEB Renata Guimarães Brandão Anadão, com IDEB de 7.4, também ultrapassando a meta de 2021, que é de 7.0. Outros destaques foram EMEB “Profª. Maria Cecília Ifanger”, que passou do IDEB de 5.3 em 2001, para 7.1 em 2015 e a EMEB “Profª. Maria Jose Ambiel Marachini, que passou de 5.5, em 2011, para 7.3, em 2015.
O índice conquistado é o resultado de um grupo de ações integradas e planejadas que objetivam a qualidade educacional, como formações para professores, coordenadores e gestores; incentivo à participação das famílias; atendimento às necessidades variadas dos alunos buscando sempre que necessário o acompanhamento multissetorial; identificação das escolas que exigem um acompanhamento maior da Secretaria para superar seus desafios; investimento no apoio pedagógico paralelo aos alunos que demonstram defasagem de conteúdo ou dificuldade de aprendizagem; a presença frequente nas escolas dos representantes da equipe técnico-pedagógica (orientadores pedagógicos, supervisores educacionais, psicologia, fonoaudiologia); avaliações AMDA (Avaliação Municipal do Desenvolvimento Escolar), que ajudam a detectar quais aspectos dos conteúdos e currículo precisam de maior atenção; investimento em tecnologia educacional para incrementar as aulas e a didática dos professores; aquisição regular de inúmeros livros de literatura para servir o acervo bibliográfico das escolas e construção de material didático próprio que privilegiaram as necessidades da Rede Municipal de Ensino.
Segundo a Secretaria de Educação, a administração municipal tem investido pesado em educação – só em 2015, o investimento no setor foi de R$138.820.708,14, empenhados com recursos próprios. A aplicação dos recursos vinculados, cujo mínimo legal é de 25%, atingiu o patamar de 29,22% em 2015.
Um dos principais projetos que colaboram para o desempenho dos alunos no IDEB é o Projeto Ler Faz Bem, que promove a leitura semanal pelos alunos e integra toda a comunidade escolar na valorização da leitura. Promove também à escrita, pois os alunos além de lerem muito, produzem ao longo de todo o ano livros artesanais e virtuais que culminam com uma imensa exposição na Feira Literária, que ocorre anualmente, sempre em outubro. Nesse projeto, as habilidades leitora e escritora são amplamente trabalhadas tendo como marca registrada o uso social e funcional dessas produções.
Inovações educacionais também estão presentes: a formação profissional destinada aos professores incorporam os conhecimentos mais recentes que explicam como as crianças aprendem e, portanto, como devem ensinar. O investimento em tecnologia educacional garante mais motivação para os alunos aprenderem, além de tornar a estrutura administrativa da Secretaria de Educação mais integrada, transparente e com possibilidades de melhor cruzar e analisar seus números e índices.