Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prefeitura e SAAE produzem 15 mil litros de biocombustível por ano

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Lutero Lima Junior, coordenador do Programa Novo Biodiesel Urbano, apresentando o processo de produção. Fotos: divulgação.

Em Indaiatuba, cidade da Região Metropolitana de Campinas, o óleo de cozinha usado se transforma em biocombustível e complementa o abastecimento da frota de veículos e máquinas da Prefeitura e do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos).

Em 2022, o Programa Novo Biodiesel Urbano, desenvolvido pela Secretaria de Serviços Urbanos em parceria com o SAAE, coletou mais 40 mil litros óleos e gorduras residuais, que foram transformados em mais de 15 mil litros de biocombustível. Além dos benefícios ao meio ambiente, a utilização do biocombustível gerou uma economia de R$88.951,28 aos cofres públicos no período.

Outra vantagem do Programa é o lado social. O total em litros de materiais coletados que não são utilizados por motivo de controle de qualidade são vendidos para uma outra empresa a ser utilizados para outros fins e a arrecadação é destinada ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade), a exemplo do que já acontece com o material reciclado que é coletado nas ilhas ecológicas e enviado ao Centro de Triagem. A empresa que compra o produto utiliza para a indústria química, o que garante que todo o óleo coletado seja reaproveitado.

A comercialização desse resíduo é feita com base no Decreto 10.553, de 20 de janeiro de 2010, que dispõe sobre a destinação de materiais recicláveis. No ano passado, o volume total do material que foi coletado e não teve aproveitamento para produção de biodiesel foi de 26.195 litros. Com a venda desse material o município conseguiu repassar R$28.814,50 para o Funssol.

Depois de produzido, o biodiesel é utilizado até 100%, dependendo da disponibilidade em estoque e também das recomendações técnicas.

Coleta

O Programa utiliza um veículo, abastecido 100% com Biodiesel, para realizar a coleta nas residências, ecopontos e estabelecimentos cadastrados (lanchonetes, restaurantes, condomínios, igrejas, pastelarias, padarias e supermercados).

Não há quantidade mínima para solicitar a coleta. Os óleos de fritura das residências deverão ser acondicionados em garrafas pet.

Telefones para solicitar coleta: (19) 3825-5410 ou 0800 77 22 195

Ecopontos

Ecoponto Quintal – Jardim Eldorado – Rua Reverendo Eliseu Narciso, 709

Ecoponto Jardim Nova Veneza – Rua José Vilalta, 51

Ecoponto Jardim Olinda – Rua Valdir Ferrari, 104

Ecoponto João Pioli – Avenida Artes e Ofícios, 237.

(Fonte: SAAE Indaiatuba)