Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Theatro Municipal RJ oferece masterclass gratuita com David Gowland, maestro da Royal Opera House

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Arte: Rodrigo Cordeiro.

Um dos maiores profissionais da formação e desenvolvimento de jovens talentos para a ópera, o pianista David Gowland, que comanda o elogiado Jette Parker Young Artist Programme desde 2002, está no Brasil para ministrar entre 1 e 3 de agosto, uma masterclass gratuita para cantores líricos com a participação do diretor cênico André Heller-Lopes. As aulas acontecerão na Sala Mário Tavares, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Com o patrocínio Oficial @petrobras, serão selecionados oito cantores, entre 18 e 40 anos, e haverá vagas afirmativas para negros, indígenas e pessoas em vulnerabilidade social. As inscrições estão abertas até 25 de julho e devem ser feitas pelo e-mail master.tmrj@gmail.com. Para participar da seleção é necessário enviar o nome completo, a data de nascimento, uma biografia resumida, dois links de gravações no YouTube do candidato cantando e ainda duas árias com recitativo em PDF a serem apresentadas na masterclass. O horário dos três dias será de 10h30 até às 20h, com pequenos intervalos ao longo do dia.

Sobre David Gowland

Foto: divulgação.

David Gowland é diretor artístico do programa Jette Parker Young Artists. Ele está associado ao Programa de Jovens Artistas da Royal Opera House desde o seu início em 2000, inicialmente como diretor de Preparação Musical e a partir de 2006 como diretor artístico. Gowland acompanha regularmente em recitais os jovens artistas do Jette Parker.

O maestro estudou no Royal College of Music, onde ganhou vários prêmios por acompanhamento de piano, e no National Opera Studio. Ele se juntou à equipe de música Glyndebourne em 1987, ganhando o Prêmio Jani Strasser de 1988 e trabalhou lá por 20 anos. Foi o chefe da equipe de música no Grand Théâtre de Genève 1989–96, ajudando maestros como Bruno Bartoletti, Bruno Campanella, Mark Elder, Philippe Jordan, Emmanuel Plasson, Jeffrey Tate, Christian Thielemann e Edo de Waart. Ele trabalhou como maestro assistente/treinador sênior de empresas como Paris Opéra, Ópera Nacional Holandesa, Ópera Real Dinamarquesa, Ópera de Roma, Teatro di San Carlo, Nápoles, Teatro do Capitólio, Toulouse, Teatro Real, Madri e os festivais de Aix- en-Provence, Chorégies de Orange, Salzburgo e Wexford. Foi treinador sênior do Der Ring des Nibelungensob Tate na Austrália. O trabalho de concerto incluiu os festivais de Edimburgo e Aldeburgh e os BBC Proms.

Gowland é um tutor visitante do National Opera Studio, da British Youth Opera, da Scottish Opera Emerging Artists, do New National Theatre Tokyo e de todos os principais conservatórios britânicos. Ele é membro regular do júri de competições nacionais e internacionais e ministrou masterclasses na Holanda, Itália, Lituânia, Espanha, Suécia, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Japão, Coréia, México, África do Sul, Sri Lanka e Peru.

Serviço:

Masterclass com David Gowland

Datas: de 1 a 3 de agosto

Horário: entre 10h30 e 20h – com intervalos

Local: Sala Mário Tavares (Anexo ao Theatro)

Endereço: Av. Almirante Barroso, 14/16 – Centro

Entrada franca

Inscrições abertas até 25 de julho pelo e-mailmaster.tmrj@gmail.com

Patrocínio Oficial @petrobras.

(Fonte: Claudia Tisato Assessoria de Imprensa)