O turismo sustentável está se tornando cada vez mais fundamental para boa parte dos viajantes. Sendo uma das tendências verificadas no pós-pandemia, a preocupação com o meio ambiente passou a ser levada em conta na hora de planejar uma viagem. Segundo estudo da Allianz Partners, 50% dos entrevistados disseram que estão mais sensíveis ao impacto ambiental em suas viagens.
Os turistas agora buscam destinos com políticas e práticas favoráveis ao meio-ambiente, além de se preocuparem com os meios de transporte utilizados. Os adeptos das “viagens verdes” preferem viajar por meios de transporte que poluem menos e por distâncias menores.
Em outra pesquisa recente da Allianz Partners com viajantes de vários países, foi observado que mais de 56% planejam mudar a forma com que viajam para reduzir o impacto no meio ambiente. Além disso, a redução da pegada de carbono, que é a medida para calcular a emissão de gases na atmosfera, aparece como um fator importante para muitos na hora de planejar a viagem. De acordo com o estudo, 53% estão dispostos a gastar mais com transporte e acomodação para reduzir a pegada de carbono.
Muitos estão dispostos a optar por meios de transporte mais sustentáveis – como trens, bicicletas e caminhadas – sempre que possível. Consumidores já pensam em viagens mais lentas com meio de transportes alternativos, que são mais sustentáveis em comparação a viagens aéreas. Além disso, há um interesse crescente em hospedagens eco friendly, que utilizem fontes de energia renovável, pratiquem a reciclagem e tenham políticas de redução de desperdício.
Diante dessas mudanças de comportamento e expectativas dos turistas, alguns destinos ao redor do mundo estão respondendo de forma positiva, implementando políticas e práticas sustentáveis. O próprio setor de turismo começou a olhar para essas iniciativas como investimento para seus negócios, pensando em um diferencial que pode agregar valor. Além disso, é preciso proteger a natureza e a cultura local para manter o turismo e ampliar oportunidades para o futuro.
Com a crescente demanda por turismo sustentável, é evidente que os viajantes estão se tornando agentes de mudança positiva. Ao escolher destinos e práticas que promovem a sustentabilidade, os turistas estão contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de comunidades locais. Esse novo jeito comprometido com o meio-ambiente não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma abordagem fundamental para garantir a atividade turística a médio e longo prazo, preservando o ambiente e culturas locais que qualificam os destinos turísticos. Mas não é apenas o consumidor que deve fazer esse movimento. É preciso um movimento de indústria e governos para guiar a tendência, reduzir o impacto ambiental e impulsionar as viagens sustentáveis, beneficiando pessoas e comunidades pelo mundo.
(Fonte: Rafael Costa, gerente de E-commerce Sênior na Allianz Partners Brasil e LatAm)