Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Festival de Música Instrumental reúne Hermeto Pascoal, Badi Assad, Funmilayo Afrobeat Orquestra, Renato Borghetti e mais

Araçatuba, por Kleber Patricio

Hermeto Pascoal & Grupo. Foto: Gabriel Quintão.

A cidade de Araçatuba será palco do 9º MIA – Festival de Música Instrumental, de 24 a 27 de agosto. Transitando entre shows de diferentes estilos musicais, como jazz, erudito, popular, eletrônico, experimental e improvisação livre, o evento também se destaca por meio de workshops, como uma experiência em percussão para pessoas que nunca ou pouco tiveram contato com esses instrumentos.

O MIA é realizado pelas Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo gerenciado pela Poiesis. Com foco no intercâmbio de experiências entre a pluralidade dos músicos convidados e nos shows repletos da diversidade da música instrumental brasileira, a 9ª edição do festival traz a reflexão sobre os mercados e caminhos atuais que essa vertente ocupa atualmente. Ao longo dos quatro dias, o público poderá assistir as performances de renomados músicos, como Hermeto Pascoal, Badi Assad, Cumbia Calavera, Funmilayo Afrobeat Orquestra e Afinidades Trio, entre outros.

Badi Assad. Foto: Gal Oppido.

Além das apresentações musicais, o evento oferecerá atividades para o aprendizado e a troca de experiências entre músicos e público, incluindo oficinas, workshops e bate-papos. Para os shows, que ocuparão o Teatro Municipal Castro Alves, o Centro Cultural Thathi e a Oficina de Macacos, a distribuição gratuita de ingressos ocorrerá de forma virtual a partir de 14 de agosto via plataforma Sympla e presencialmente, nas bilheterias desses locais, distribuídos 1 hora antes das apresentações.

Em 2023, a curadoria foi desenvolvida por Ana Morena, Manoela Wright e Zé Renato Gimenes. A 9ª edição conta com a correalização da Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e com o apoio do Sebrae e do Projeto Guri, este por meio da OS Santa Marcelina Cultura.

Confira alguns destaques da 9ª edição do MIA:

Hermeto Pascoal & Grupo | Hermeto Pascoal, compositor e multi-instrumentista referência da experimentação musical, é um dos convidados do 9º MIA. O alagoano de Lagoa da Canoa é autodidata e iniciou na música em 1950, no Recife (PE). Também conhecido como o Bruxo dos Sons, seu show será no Centro Cultural Thathi em 26/8, sábado, às 21h. Hermeto vai se apresentar com vários instrumentos; entre eles, flauta-baixo, sanfona 8 baixos, porcos e berrante, acompanhado do grupo Nave Mãe, formação que mantém tradição há mais de 45 anos.

Apresentações e bate-papo com Badi Assad e Renato Borghetti

Funmilayo Afrobeat Orquestra. Foto: Morrifazendoarte.

Pessoas interessadas pelos shows de instrumentistas da região e trajetórias dos que são reconhecidos internacionalmente poderão aproveitar essa parte do MIA no Teatro Municipal Castro Alves, localizado no centro de Araçatuba, de 24 a 25/8, das 20h às 22h. As duas sessões do Conversa Tocada serão mediadas pela jornalista, pesquisadora e consultora musical Patricia Palumbo.

No dia 24 de agosto, a partir das 20h, Palumbo mediará um bate-papo entre o público e Renato Borghetti, instrumentista que ganhou o primeiro Disco de Ouro da história da música instrumental brasileira pelo LP de estreia “Gaita Ponto”, um dos 26 discos gravados ao longo da trajetória reconhecida no Brasil e no mundo. Ele também irá se apresentar junto ao Neuro Júnior (violão 7 cordas) e ao compositor Pedro Borghetti (bombo leguero).

Antes, a pianista Cecília Raab traz arranjos próprios para composições conhecidas no universo instrumental. De Araçatuba e com formações como na Áustria (Salzburg), onde foi aluna da professora Helena Costa, Raab transita pela música clássica e por vertentes da música brasileira como o choro. A percussionista Roberta Martins apresenta um solo de samba de partido alto por meio do pandeiro. E no final, o show do Afinidades Trio, grupo de Ribeirão Preto composto por Jorge Nascimento, Tiago Santos e Marco Papa, com repertório focado na riqueza da música instrumental autoral brasileira.

Cecília Raab. Foto: arcevo pessoal.

No dia 25 de agosto, a partir das 20h, a Conversa Tocada será com a Badi Assad, apelidada de “mulher banda” pela imprensa norte-americana, com 19 discos lançados e um extenso trabalho misturando música popular e erudita, rock com baião e batida ritmada com arpejos. Fabiano Golin, um dos maiores guitarristas de Araçatuba e região, apresentará jazz, rock e blues.

Fique por dentro de todos os horários das atrações que passarão pelo Teatro Municipal Castro Alves, acessando o site de Oficinas Culturais.

Expresso MIA

A abertura do festival será com o Expresso MIA, uma iniciativa que valoriza os músicos de Araçatuba e região por meio de apresentações simultâneas a cada duas horas, distribuídas pela Praça Rui Barbosa e Shopping Praça Nova durante todos os dias, 24 a 27/8.

Afinidades Trio. Foto: divulgação.

O público interessado poderá ouvir diversos instrumentistas; entre eles, a pianista Heloisa Gimael, o violonista Paulo Larangeira unindo jazz ao samba numa performance cheia de improvisação, a multi-instrumentista Be’atriz Costa dialogando entre violão, berimbau e viola, o produtor musical Luan Prata criando bases, loops e improvisos com sintetizadores e baterias eletrônicas, e o violonista Paulo Renato Lourenço apresentando obras de compositores do Brasil a Cuba.

Confira a agenda completa do Expresso MIA no site do programa Oficinas Culturais.

Funk, free jazz e música eletrônica agitam a Oficina de Macacos

DJ Camiska. Foto: divulgação.

Discotecagem e improvisação ao vivo irão atrair quem busca conhecer e dançar com as vertentes da música eletrônica, do jazz e do funk. Em 25/8, sexta-feira, a partir das 22h, a Oficina de Macacos recebe instrumentistas e DJs convidadas pelo 9º MIA.

A noite começa com a DJ Camiska explorando gêneros como house, techno e drum and bass. Já o free jazz eletrônico experimental estará representado pela fusão entre a música eletrônica da DJ Kenya20Hz e o punk jazz da multi-instrumentista Dharma Jhaz (sopro e voz), em uma performance inédita e improvisos sonoros baseados na música latina e intercontinental.

Kenya20Hz já dividiu line-ups com nomes como Afrika Bambaataa e foi indicada na categoria “Melhor DJ” do WME Awards em 2021, e Dharma Jhaz, travesti multi-instrumentista, produtora musical, rapper e performer sonora do Distrito Federal, trabalha ao lado de diversos artistas da música experimental e eletrônica nacional e internacional. O encerramento na Oficina, localizada no bairro Jardim Sumaré, será com DJ Rupin, que une funk, house, vogue e rap em set voltado à representatividade e marcado pela diversidade de vozes.

Afrobeat, cumbia, ritmos da cultura popular brasileira e japonesa

A Praça Natal Drigo – Jardins de Ipês & Mel será palco dos shows de bandas influenciadas pelos ritmos africanos, latino-americanos e japonês, com apresentações nos dias 25 e 26 de agosto, a partir das 17h.

25/8

Ryuumei Wadaiko, grupo de taiko da Associação Nipo-Brasileira de Araçatuba formado por cerca de 20 jovens, apresentará músicas tocadas em diferentes tambores tradicionais japoneses em uma performance que envolve som e movimentos corporais precisos.

E os ritmos inspirados na cultura popular brasileira estarão no show do grupo Flautins Matuá com a apresentação do disco “Na Pisada”, o qual traz composições autorais e de mestres da música nacional, misturando a tradição com o urbano e o Brasil com o mundo. Nessa intervenção musical, os ouvintes poderão aproveitar a sonoridade dos pífanos, da viola caipira e das percussões.

26/8

Formada por integrantes da Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Togo e Uruguai, a Cumbia Calavera faz uma releitura instrumental de cumbias clássicas e toca composições próprias. Ao buscar fontes na representação visual da Fiesta de Los Muertos do México, o grupo fará um cortejo performático partindo do Posto Rotatória (trajeto pela Avenida Pompeu de Toledo) com destino à Praça Natal Drigo.

Na mesma praça, a banda Funmilayo Afrobeat Orquestra apresenta o show de seu primeiro disco, “Funmilayo”, no qual as integrantes, todas mulheres, misturam o afrobeat, ritmo nigeriano, com a musicalidade brasileira afrodiaspórica, como um novo encontro entre o continente africano e o Brasil. No repertório, composições coletivas inspiradas pela trajetória artística e intelectual de mulheres negras brasileiras somadas às experiências particulares de cada integrante.

Conexão MIA | Vários estilos musicais e encontros entre músicos de diferentes gerações, trajetórias e do noroeste paulista, inclusive alguns com formação musical iniciada no Projeto Guri, formam as jam sessions da Conexão MIA. As apresentações serão no Quintal Cultural e no Don Ramón Pub, ambos localizados na rua Rua Cussy de Almeida Júnior, no bairro São João. Das 21h à 1h, as formações repletas de improviso musical se apresentam; entre elas, Adeilson Lima (baixo elétricos), Carol Valisi (guitarra) e Cristiano Silva (bateria); Elias Tetsuo (piano), Felipe Almeida (percussão), Felipe Deleon (sax) e Giulia Scaranelo (violino).

Oficinas e workshops

Macaxeira Acioli. Foto: Patricia Soransso.

O percussionista Macaxeira Acioli propõe a experimentação dos sons emitidos por tambores e pelo próprio corpo na oficina “Gritos, Tambores e Movimento”, no dia 24, quinta-feira, das 18h às 19h30, na escola de música Beaterista. A atividade é para pessoas que nunca ou pouco tiveram contato com tambores e outros instrumentos de percussão. As inscrições ficam abertas até 22 de agosto neste link.

Pela primeira vez em Araçatuba, o guitarrista André Nieri oferece um Workshop de guitarra, compartilhando com os participantes a mesma metodologia que ensina aos alunos do Musicians Institute de Hollywood. A aula será no dia 26, das 14h às 15h30, no Teatro Municipal Castro Alves, e o ingresso pode ser retirado 1 hora antes ou a partir de 14/8 aqui. Nieri também vai performar músicas do disco solo autoral e do próximo trabalho a ser lançado, além de apresentar exemplos práticos para os aprendizes.

Algumas formações serão aplicadas no MAAP – Museu Araçatubense de Artes Plásticas no dia 26 de agosto, sábado.

O Sebrae, parceiro do 9º MIA, também promove uma atividade formativa pelo Sebrae apresenta: como fazer um Pitch de vendas, das 10h às 12h, e as inscrições podem ser feitas até 23 de agosto neste link. Fausto Lulio, consultor de Negócios do Sebrae Araçatuba, orienta de forma prática a elaboração de um pitch, passando pelas principais etapas, conceitos de comunicação e técnicas de apresentação.

E para a formação Rota Brasil: pitching com festivais de música instrumental, das 15h30 às 16h30, o MIA convoca realizadores de alguns dos principais festivais de música do Brasil para uma imperdível rodada de pitching, momento de apresentação e venda do próprio trabalho. As inscrições estão abertas até às 15h de 26/8 (clique aqui).

Essa atividade é ideal para quem busca ver o próprio projeto ganhar os palcos do país e poderá trocar experiências com os convidados: Ana Morena (RN) – produtora cultural, curadora, musicista, sócia e idealizadora do DoSol Combo Cultural; Barral Lima (MG) – compositor, instrumentista, produtor musical e CEO do Grupo UN MUSIC; Magali Kleber (PR) – diretora pedagógica do FIML – Festival Internacional de Música de Londrina; Renée Chalu (PA) – sócia diretora da Se Rasgum Produções e idealizadora de eventos como o Festival Sonido – Música Instrumental & Experimental; e Vanessa Damasco (RJ) – gestora e produtora do Centro Cultural Fundição Progresso.

Sons na ressignificação de objetos do dia a dia

Sons ocultos que habitam em materiais comuns serão o caminho para conhecer uma das formas de desenvolvimento da música experimental e da construção de instrumentos únicos. Essa é a proposta da oficina Gambiarras Sonoras, feita por Mauro Tanaka, artista sonoro, músico e luthier experimental. Os encontros ocorrem de 21 a 25/8, das 9h às 11h, e das 14h às 16h, na Casa da Cultura Adelino Brandão. Além de se voltar aos alunos e educadores do Projeto Guri – Polo Regional Araçatuba, a atividade oferece vagas limitadas para as demais pessoas que precisam se inscrever até 17/8 neste link.

Saiba tudo o que vai acontecer no 9º MIA por meio do site das Oficinas Culturais.

(Fonte: Poiesis Organização Social de Cultura)