Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Centro Histórico de SP: Exposição “NENHUMLUGARAGORA” – 141 artistas ocupam os 10 andares do Edifício Vera

São Paulo, por Kleber Patricio

“Noise ensemble” by Tania & Lazlo. Fotos: divulgação.

No último sábado, 2 de setembro, o Edifício Vera iniciou a exposição “NENHUMLUGARAGORA”. Com obras de 141 artistas nacionais e internacionais, a mostra é destaque na programação cultural da cidade e fica em cartaz até o dia 21 de outubro.

A exposição problematiza e reflete sobre a vida pós-pandêmica, onde os mercados financeiros substituíram a concretude e a utilidade da produção pela abstração financista, imprimindo no mundo uma configuração mental “plugada”, porém desconectada do real.

Obra de Denise Adams.

Dividida em 10 eixos temáticos centrais – política, identidade, memória, globalização, sexualidade, ecologia, cultura de massa, urbe, tecnologia e linguagem – as obras refletem sobre os temas mais prementes da contemporaneidade, colocando a arte como um patamar possível de resistência das falências contemporâneas.

“NENHUMLUGARAGORA” busca evidenciar a arte contemporânea como expressão viva da diversidade cultural brasileira e internacional. Num só lugar, reúnem-se artistas diversos para narrar poeticamente temas de uma pluralidade de lentes que evidenciam a riqueza da produção da arte.

Essa primeira edição, idealizada pelo artista César Meneghetti e organizada de forma participativa, voluntária e espontânea por artistas como Sérgio Adriano H, Helena Marc, Rafaela Jemmene, Carolina Mikoszewski, Cynthia Loeb, Luiz Martins e Jê Américo, conta com importantes adesões e parcerias como Alex Flemming, Denise Adams, Hélio Fervenza, Olinda Tupinambá, Rejane Cantoni, Gabriel Borba Filho, Ding Musa, Márcia Beatriz Granero, Lucila Meirelles, Lucas Bambozzi, Raphael Escobar, Luiz 83, Katia Salvany, Helô Sanvoy, Renata Padovan, André Parente, Bijari, André Komatsu, Mauro Veracidade, Fernando Velázquez, Almir Almas, o coletivo Tupinãodá, Daniel Melim, Edith Derdyk e Simone Michelin, além de artistas da Itália, Holanda, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Taiwan, Bélgica e Japão.

Obra “Olinda Tupinambá”.

“‘NENHUMLUGARAGORA’ é uma exposição inclusiva e plural que combina todos os gêneros, raças e pesquisas artísticas que vão da pintura à fotografia, vídeo, grafite, escultura, performance, saraus, música e se desdobra em torno de obras que catalisam a atenção, capazes de recriar um sentimento de um futuro possível”, afirma César Meneghetti.

Sobre o Edifício Vera | Localizado no Centro Histórico de São Paulo, o Vera é um espaço independente que, desde 2019, abriga ateliês de artistas, eventos culturais, festivais e três espaços independentes: Lux Espaço de Arte, Alter Edições e o Vórtice Cultural.

Serviço:

Local: Edifício Vera

Endereço: Rua Álvares Penteado, 87 – Centro

Visitação: de segunda a sábado das 11h às 18h – até 21 de outubro

Entrada gratuita

Informações: https://www.instagram.com/edificiovera/  | https://www.instagram.com/nenhumlugaragora/.

(Fonte: Patricia Dornellas Assessoria de Comunicação)