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31ª São Paulo Restaurant Week propõe resgate dos biomas brasileiros por meio da cultura gastronômica

São Paulo, por Kleber Patricio

Massa artesanal bicolor recheada com muçarela de búfala ao molho pomodoro e pó de azeitonas pretas do restaurante Bambu. Fotos: divulgação.

Começou na última quinta-feira (28) a 31ª edição de um dos maiores festivais gastronômicos da América Latina: a São Paulo Restaurant Week. Além de movimentar o setor, o evento fomenta a cultura gastronômica do país. Restaurantes paulistanos, de diversos estilos de culinária, vão oferecer menus exclusivos no decorrer de todo mês de outubro e primeira semana de novembro.

Desta vez, os idealizadores do evento quiseram instigar e desafiar os chefs. Para isso, propuseram que criassem menus com ingredientes nativos que valorizam a riqueza e a biodiversidade dos diferentes biomas presentes no Brasil. “O desafio estava em abarcar os costumes e tradições culturais de regiões da Floresta Amazônica até o Pantanal e o Cerrado e, com mais de 200 casas participantes, o propósito do tema ‘Biomas Brasileiros: Uma Jornada Gastronômica pela Diversidade Natural’ foi cumprido”, comenta Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.

Divididos em três etapas – entrada, prato principal e sobremesa – os menus da São Paulo Restaurant Week são pensados para agradar a todos os tipos de paladares. Do italiano ao japonês, do mediterrâneo ao contemporâneo, do vegano a casas de carnes, o festival conta com uma extensa lista de restaurantes. Espalhados por todas as regiões da grande São Paulo, incluindo o ABCD, Granja Viana e Alphaville, os restaurantes estarão distribuídos em três categorias: Tradicionais, com menus a partir de R$54,90 no almoço e R$69,90 no jantar; Plus, R$68,90 almoço e R$89,90 jantar e Premium, R$89,00 almoço e R$109,00 no jantar.

Para esta edição, a expectativa é de que o evento potencialize um faturamento em torno de R$30 milhões às casas participantes.

“Sempre acreditamos no festival como um importante meio para alavancar o setor de restaurantes e, consequentemente, a gastronomia brasileira. Temos orgulho em estar à frente do maior festival de gastronomia do país. Ver restaurantes membros alcançarem maior visibilidade e ganho no decorrer do evento é totalmente gratificante”, destaca Reis, acrescentando que essa edição promete surpreender ainda mais os amantes da boa gastronomia.

Viés Transformador | Um papel importante na ação social

Além de estimular o mercado gastronômico, a São Paulo Restaurant Week também mira a transformação social. A cada menu vendido durante o festival, será estimulada a doação de R$2 reais para o Projeto Chef Aprendiz, que aposta na gastronomia como ferramenta para capacitar jovens entre 17 e 20 anos em situação de vulnerabilidade social. A doação pode ser feita diretamente para a instituição por meio do cardápio em QR Code disponibilizado nas mesas dos restaurantes.

Shimeji, arroz japonês temperado (shari), cream cheese, tofu, cenoura, amendoim, crisp de couve e chips de batata doce do restaurante Let’s Poke.

A iniciativa se dá a partir de oficinas que ocorrem no contra turno escolar e incluem aulas teóricas e práticas sobre técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, alfabetização emocional, sustentabilidade, autodesenvolvimento e preparo para a vida e mercado de trabalho. Saiba mais.

“Ficamos honrados em receber o apoio financeiro das pessoas que vão provar o menu week em tantos restaurantes legais e estamos aumentando a rede de estabelecimentos parceiros do Chef Aprendiz. Além de repassar os valores arrecadados junto com as vendas do menu week, algumas casas empregam nossos jovens e nos recebem para os jantares beneficentes. Estamos a cada edição criando mais vínculos e aumentando o número de pessoas que querem criar uma condição ainda mais potente para expandir e divulgar o projeto como um meio hábil a transformar vidas por meio da arte gastronômica”, ressalta Beatriz Mansberger, fundadora do Chef Aprendiz.

O festival ainda conta com parceria de sucesso com a Caixa e Visa, Baden Baden, Prazeres da Europa, Aveia Nestlé e Rap10.

Ações com patrocinadores

Caixa e Visa oferecerão uma ação exclusiva para os clientes dos cartões Caixa Visa Platinum e Infinite – que poderão curtir o festival com uma semana de antecedência, de 28 de setembro a 04 de outubro – e, para melhorar, com direito a desconto de R$10 em restaurantes Plus e Premium.

Já a Baden Baden, parceira de outras edições da São Paulo Restaurant Week, preparou uma curadoria de rótulos especialmente selecionados para harmonizar com os menus apresentados no decorrer do mês.

Aveia Nestlé promete surpreender paladares – a marca entra pro festival com ingredientes para receitas de risotos. Os clientes poderão pedir pelo prato Risoat.

Sanduíche de costela bovina cozida na cerveja da casa coberta com creme de fondue, servido no pão rústico do restaurante Cão Véio.

A proposta da Prazeres da Europa | Queijos da França para a 31ª edição, foi que cada restaurante montasse pequenas tábuas de degustação como primeira etapa do menu da São Paulo Restaurant Week que será servida antes da entrada. A curiosidade é que os queijos sempre virão em número ímpar, seguindo a tradição francesa: uma pessoa, três tipos de queijos; duas pessoas, cinco tipos de queijos; quatro pessoas, sete tipos de queijos.

“Em nosso segundo ano de campanha, Prazeres da Europa – Queijos da França patrocina novamente a Brasil Restaurant Week em algumas cidades, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Campos do Jordão. Desta vez, a experiência do consumidor passará pela degustação dos queijos europeus de origem francesa in natura em tábuas de aperitivo. É uma excelente oportunidade para reconhecer a tradição e a expertise que existe por trás de cada queijo, que vão desde os já conhecidos dos brasileiros, como o Brie, o Camembert e o Emmental, mas também alguns sabores menos conhecidos, como o Bleu d’Auvergne ou o Mimolette, entre outros”, comenta Charles Duque, diretor do CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira da França) para as Américas, órgão responsável pela campanha, que é cofinanciada pela União Europeia.

Para fechar as ações, alguns restaurantes irão contar com receitas e sobremesas elaboradas com Rap 10 de chocolate. “É uma grande satisfação estar presente em um festival como a Restaurant Week, que cria tantas oportunidades e acessos à boa gastronomia, a versão tradicional vai brilhar nas entradas e o nosso lançamento, o novo Rap10 Chocolate sendo estrela das sobremesas. Este novo sabor, além de reiterar a versatilidade Rap10, foi desenvolvido especialmente para compartilhar com amigos e família, promovendo uma experiência criativa e saborosa”, celebra Vitor Ibanez, gerente de marketing categoria Snacks Salgados e Tortilhas da Bimbo Brasil.

Tanto a ação da Prazeres da Europa como da Rap10 acontecerão exclusivamente em alguns restaurantes. Confira a lista atualizada no site.

Para mais informações sobre esta edição: restaurantweekbrasil e site.

RESTAURANTES PARTICIPANTES

Menu Tradicional – R$54,90 almoço | R$69,90 jantar | menus aclamados pelo público participante que não podem ficar de fora do menu – Akkan | Axado | Baião Cozinha Nordestina | Bentoo Restaurante | Bistrô Faria Lima | Bite Box – Meliá São Paulo Itaim | Bodogami | Brazucas Wines | Cantina da Conchetta | Casa Brasileira Amazônia | Casa Pame | Chez Vous | Chopp Time – Brooklin | Cuattro Estações | Duas Terezas | Em Brasa Bar & Parrilla | Florisbela Gosteria | Harry’s Restaurante | Italianino | La Parrilla | La Pasta & Formaggio | Lanikai Hawaiian | Let’s Poke | Lujul Cozinha Consciente | Pizzaria Paulino | Prime Beef | Tappi Cozinha e Vinho | Tato Mar & Grelha.

Menu Plus – R$68,90 almoço | R$89,90 jantar | menus com ingredientes ainda mais especiais com um toque de sofisticação – Abbraccio | Antipasti Amici | Backstage Meat and Heat | Berlin Costelaria | Brodo Ristorante | Café Journal | Califa Fresh Food – Brooklin | Calle 54 | Camarões Restaurante | Cantón Moema  | Casa Dom Bernardo | Casa Mezcla | Casa Oliva | Cena | Churras S.A | Cicci | Condimento Café | Cucina Pizza Trattoria | De La Paix | Dona Carmela | Empório do Tuga | Farabbud | Filomena Café Bistrô | Forneria Maiori | Graça di Napoli | Guinza Sushi | H2 Club | Handz by Rodrigo Einsfeld  | Kofi & Co | L’Entrecôte de Paris | La Paella | La Pergoletta | La Piadina Cucina Italiana | Macaxeira  | Macondo Raízes  Colombianas | Malibu Park  | Medí Kitchen + Bar | Misoya Rámen |  Novedad – São Paulo Tatuapé Affiliated by Meliá | Padríssimo | Paellas Pepe | Pato Rei | Philippe Bistrô | Pimenta Brasserie | Pina | Quadrado Restaurante | Quattrino | Raízes Nordestinas | Rendez-Vous | Restaurante Cana do Reino | Rizz Restaurante | Sanremo | Spaghetti Notte | Spoiler Bar | Tahin | Tea Connection | Temakeria e Cia | Venâncio | Verissimo – Pergamon Hotel | Vicoboim | Ludus.

Menu Premium – R$89,00 almoço | R$109,00 jantar | menus com tendências gastronômicas do Brasil e do mundo – [A]típico | AdaMakan | Aguzzo Cucina Italiana – Jardins | Aguzzo Cucina Italiana – Moema | Ateliê da Nata | Azay | Bambu Restaurante | Banana Verde | Bistecca Eataly | Buenas Carnes e Pasta | Cão Veio – Alphaville, Vila Madalena, Vila Mariana | Casa Florida | Coco Bambu – Haddock Lobo | Daje Roma | Dibaco – Perdizes | Dibaco – Vila Nova Conceição | Famiglia Di Felice | Familia Presto | Foglia | Forneria San Paolo | IPO Bar | Jacarandá | La Pergoletta – Itaim Bibi | Marialva Cozinha Portuguesa | Mr. Japa | O Gato que Ri | Olive Garden – Aricanduva | Olive Garden – Center Norte | Olive Garden – Morumbi | Paella Rio Sampa | Parrilla Buenos Aires | Pasta Nostra | Portucho | Sassá Sushi | Taste It | Terraço Jardins | Thaitai Brasil | The View Bar | Torero Valese | Trattoria Eataly | Uru Mar e Parrilla | Varanda D.INNER Faria Lima | Varanda Jardins | Varanda JK Iguatemi | Vasto – Haddock Lobo | Reserva Rooftop | Vino! Higienópolis | Mamaggiore Bistrô Bar | Mamaggiore Cucina Italiana.

Sobre a Restaurant Week | Presente em mais de 30 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 16 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. O objetivo é criar oportunidades e acesso à boa gastronomia movimentando e aquecendo esse mercado em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial temático com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.

Serviço:

Data: 28 de setembro a 5 de novembro

28 de setembro a 4 de outubro| semana exclusiva Caixa e Visa

Curta e acompanhe as novidades: @restaurantweekbrasil | site.

(Fonte: Máquina Cohn&Wolfe)