Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Campanha Biblioteca Solidária estimula doação de brinquedos

Presidente Prudente, por Kleber Patricio

Brinquedos novos ou em bom estado de conservação devem ser levados até as unidades de informação onde as caixas já estão dispostas. Foto: João Paulo Barbosa.

Com o lema “Doação que faz bem ao coração”, a Rede de Bibliotecas Unoeste “Cecília Guarnieri Denari”, referência no ensino superior, lançou no mês de setembro a campanha Biblioteca Solidária. O objetivo é proporcionar um Dia das Crianças e um Natal mais justo e igualitário àqueles pequenos cujas famílias não têm condições financeiras de comprar presentes. As doações, que consistem na entrega de brinquedos novos ou em bom estado de conservação, já podem ser levadas até as unidades de informação da Rede de Bibliotecas ou em outros pontos pré-determinados nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Podem doar alunos, funcionários e professores que se sentirem tocados com a causa, sendo que alunos com atraso na entrega de livros que fizerem a doação do brinquedo durante a campanha terá a suspensão (multa em dinheiro ou cumprimento em dias) cancelada.

Pela primeira vez, a campanha será realizada de forma permanente, ou seja, vai se estender de setembro até dezembro. A meta é arrecadar o maior número possível de brinquedos para que crianças carentes possam ser presenteadas e não fiquem sem presentes nas respectivas datas. “Sempre realizamos campanhas como essas, mas em períodos menores e distintos. Esta será a primeira campanha com prazo estendido, pois desejamos ajudar tanto os alunos com problemas de atraso na entrega dos livros [suspensão], quanto as crianças que necessitam de brinquedos para alegrarem seu dia a dia”, explica o auxiliar de biblioteca da Rede de Bibliotecas Unoeste Moisés Tadeu Piccoli da Silva.

A campanha de arrecadação de brinquedos surgiu da ideia de todo o grupo de bibliotecários. Nela, podem ser doados brinquedos novos e também usados em bom estado de conservação, a exemplo de bolas, bonecas, carrinhos, jogos educativos, miniaturas de super-heróis e demais tipos de brinquedos, inclusive os de cunho pedagógico. “Queremos despertar o espírito de generosidade e do amor nas pessoas. O sorriso de uma criança não tem preço e, além disso, revigora a alma”, completa ele.

Em Prudente, as doações poderão ser entregues em horário de expediente nas bibliotecas do campus 1 e 2 e nas bibliotecas do Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” e Hospital Regional. Em Jaú e Guarujá, nas respectivas bibliotecas locais, também nos horários de seus funcionamentos. Quanto ao destino das doações, a Rede de Bibliotecas Unoeste fará o encaminhamento a instituições dos municípios em que a universidade está presente. “O objetivo é sempre proporcionar alegria, carinho e solidariedade a quem necessitar, mas principalmente às crianças, que sempre retribuem com sorrisos e abraços. As duas datas são importantes, cada qual proporcionando alegria e bem estar tanto para quem recebe as doações quanto para quem efetua as doações”, finaliza Moisés.

(Fonte: Unoeste)