O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca) de Indaiatuba, ligado à Secretaria da Família e do Bem Estar Social promoveu no dia 23 de setembro, no Hotel Vitória, um café da manhã para homenagear pessoas e empresas responsáveis pela doação de 6% e 1%, respectivamente, do Imposto de Renda declarado para o Fundo da Criança e Adolescente de Indaiatuba (Funcri). Também houve entrega de certificados Amigo da Criança e palestra com tema Sucesso: Uma questão de Escolha com o palestrante e empresário André Zucca.
O secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan, que representou o prefeito em exercício Antônio Carlos Pinheiro, agradeceu aos representantes das empresas. “Agradeço aos empresários e pessoas físicas que fizeram a doação do imposto solidário pela sensibilidade. Este recurso vai fazer a diferença no dia a dia das entidades e de suas crianças. Destaco também a atividade dos contabilistas presentes que são multiplicadores e que doam seu tempo para demonstrar aos clientes como é fácil fazer a doação para o Funcri, pois se o Imposto de Renda devido quando vai para Brasília fica mais difícil retornar”. Ele destacou que o trabalho feito pelas entidades é sério, além de receber a fiscalização da Secretaria da Família, tem o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e do Cmdca e as contas são auditadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
A assistente social e presidente do Cmdca, Viviane Roberta Barnabé, lembrou que o Fundo é uma forma de captar recursos. “O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma maneira de captar recursos financeiros destinados ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio de entidades governamentais e não governamentais. Os repasses são feitos a Indaiatuba, via Funcri, e são transferidos para as entidades e são bem utilizados. Todas as entidades são sérias e prestam serviços de excelência. Em 2016, 45 projetos apresentados pelas entidades foram aprovados e irão beneficiar cerca de cinco crianças e adolescentes e suas famílias em 2017”.
O evento contou ainda com as presenças dos secretários de Saúde, José Roberto Stefani, de Educação, Rita de Cássia Trasferetti e do superintendente do Seprev, Antônio Correa.
Após a abertura, receberam o certificado Amigo da Criança 2016 a Câmara Municipal de Indaiatuba, Dr. Acari Quintino da Silva, o palestrante André Zucca, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social.
Logo após, aconteceu a palestra com o palestrante e empresário André Zucca.
Em 2016, 10 empresas receberam o Certificado Amigo da Criança – Doadores de 2016: Algar Multimídia S/A, Banco John Deere, HSBC Seguros, Claris Indústria e Comércio de Portas e Janelas Ltda., Fedrigoni Brasil Papeis Ltda., HSBC Brasil Consórcio, Mahle Metal Leve S/A, Mann Hummel Brasil Ltda., Rip Serviços Industriais Ltda., Tigre S/A Tubos e Conexões e Tuberfil Indústria e Comércio de Tubos Ltda.
Informações sobre as doações para o Funcri podem ser obtidas no Cmdca pelo telefone (19) 3885-7700 ramal 7753.