Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu Republicano terá oficina de pintura sobre as obras de Miguelzinho Dutra

Itu, por Kleber Patricio

Oficina de pintura “Aquarelando Miguelzinho Dutra” acontece no sábado (21) das 14h às 17h e participação é gratuita. Foto: divulgação.

No próximo sábado, dia 21, o Serviço Educativo do Museu Republicano de Itu oferece mais uma atividade especialmente dedicada às crianças. Para difundir a obra de um dos mais relevantes artistas ituanos do século 19 pertencente ao acervo da instituição, das 14h às 17h será realizada a oficina de pintura “Aquarelando Miguelzinho Dutra” e a participação é gratuita.

“As aquarelas de Miguelzinho Dutra são consideradas uma das mais importantes fontes de documentação iconográfica do estado de São Paulo no século 19. Ele é o responsável pelos registros mais antigos de Itu, que ajudam a contar parte da história da cidade e do Brasil”, diz a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano.

Para mais informações sobre como as crianças podem participar da atividade, os responsáveis podem entrar em contato com a instituição por telefone (11 4023-0241 menu 3) ou enviando mensagem para o e-mail edu.mrci@usp.br.

História do Museu Republicano

O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

(Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada)