A Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba, município da Região Metropolitana de Campinas (SP), promove desde 2018 o projeto social Muay Thai Longe das Drogas. A prática da luta marcial ajuda no desenvolvimento do instinto da coletividade, disciplina, saúde, raciocínio e defesa pessoal. O objetivo é ofertar a atividade para crianças e jovens no horário noturno para, assim, protege-las das vulnerabilidades das ruas, como drogas e marginalidade.
O projeto é coordenado pelo guarda civil de Classe Distinta Sandro Monteiro e pelos guardas civis de Primeira Classe Edneide e Henrique Junior. Os professores são funcionários públicos na área de segurança capacitados para ministrar aulas de lutas marciais e educação física.
Para participar, o responsável deve comparecer ao núcleo esportivo mais próximo da residência com a criança ou adolescente para realizar uma aula. Caso haja interesse em continuar, as orientações serão passadas pelo instrutor. É necessário estar matriculado em instituição de ensino, ter bom aproveitamento escolar, disciplina familiar e escolar e manter ficha cadastral de avaliação de desempenho atualizada.
Atualmente, o Muay Thai Longe das Drogas atende 65 crianças e adolescentes na faixa etária dos 5 aos 17 anos. As aulas acontecem nos espaços cedidos pela Secretaria de Esportes, com toda infraestrutura – no Complexo Esportivo do Campo Bonito, às segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h e, no Complexo Esportivo Cecap, às terças e quintas, das 19h às 21h.
Polos Muay Thai Longe das Drogas:
Complexo Esportivo Cecap – R. Sd. João Carlos de Oliveira Júnior, 1587 – Jardim Nely
Complexo Esportivo do Pq. Campo Bonito – Av. Ottilia Ferraz de Camargo, 733 – Campo Bonito.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)