O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (Saae) realizou a inscrição de cinco projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os investimentos, que contam com verba a fundo perdido e contrapartida do Saae, abrangem tanto o abastecimento de água quanto o esgotamento sanitário e irão proporcionar melhorias significativas na infraestrutura e nos serviços prestados à população.
No âmbito do abastecimento de água, o Saae inscreveu 3 (três) projetos de extrema importância. O primeiro é destaque pela ampliação e adequação da Estação de Tratamento de Água (ETA I). O investimento visa modernizar a estação, incluindo a construção de um novo módulo de tratamento e adaptações nas unidades existentes.
O segundo projeto concentra-se na redução de perdas físicas e de faturamento no sistema de abastecimento de água. A iniciativa abrange a construção de reservatórios, setorização, substituição de redes antigas, substituição de hidrômetros antigos, eficiência energética, equipamentos de medição e ferramentas de controle para tomada de decisão.
Outro projeto inscrito pelo Saae é referente à execução das redes de distribuição e ligações de água nos loteamentos da margem esquerda do rio Jundiaí, na região de Itaici.
Esgotamento Sanitário
Na área de esgotamento sanitário, o Saae está buscando verba para dois projetos estratégicos.
O primeiro projeto destaca-se pela ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candelo (ETE – MAC) e também para implantação redes coletoras de esgoto nos loteamentos da margem esquerda do rio Jundiaí.
Além dos investimentos que o Saae já está realizando com verba própria para a construção de nova Estação de Tratamento de Água e novos reservatórios regionais, que somam mais de R$100 milhões, essas obras inscritas no Novo PAC são de extrema importância para o município e têm um custo estimado de mais de R$360 milhões.
(Fonte: Saae Indaiatuba)