Considerado atualmente uma referência em tratamentos de saúde e exemplo de cooperação comunitária, o Centro Médico de Campinas, com 43 anos de fundação, juntamente com a ONG Hospitalhaços, inaugura a nova brinquedoteca do hospital na próxima segunda-feira (dia 10), às 10h00, durante cerimônia com a presença dos principais chefes de departamento e convidados da Hospitalhaços.
Segundo o diretor executivo do Centro Médico, Antonio Amaro Moreira, a ONG há mais de um ano é parceira do hospital, através da visita de palhaços todas as segundas-feiras junto à pediatria. “Eles visitam tanto a internação como o Hospital Dia e Pronto Atendimento e agora essa parceria vem se fortalecendo com a implantação da nova brinquedoteca”, explica o diretor.
Para oferecer à criança hospitalizada um ambiente mais acolhedor, no qual ela possa expressar suas fantasias, brincar e desenvolver-se de acordo com sua faixa etária, a nova brinquedoteca – localizada no mesmo local da antiga, na Ala Pediátrica – apresenta quase 25 m² de área interna e 40 m² de área externa e oferecerá às crianças brinquedos classificados e catalogados por faixa etária, tanto educativos como aqueles que estimulam a fantasia, a imaginação e o livre brincar. A nova brinquedoteca também conta com uma assistente de humanização, com formação em pedagogia e o espaço irá desenvolver diversas atividades lúdicas: contação de histórias, música, atividades manuais, pintura e desenho. Para as crianças internadas, haverá a possibilidade de empréstimo de brinquedo, com devida higienização.
Segundo Antonio Moreira, a parceria com a Hospitalhaços contribui de forma significativa pela experiência da ONG em muitas brinquedotecas, tanto na implantação, como na manutenção. “Além da experiência, a parceria se deu com a aquisição de todos os brinquedos pela ONG e o auxílio para adequações físicas necessárias. Ainda teremos a manutenção contínua dos brinquedos pela Hospitalhaços e as oficinas pontuais a serem programadas”, ressalta o diretor.
Para Mario Paes, coordenador geral da ONG Hospitalhaços, o projeto visa proporcionar à criança um espaço adequado para exercer o direito fundamental de brincar, amenizando seu sofrimento durante a hospitalização e garantindo equilíbrio emocional e intelectual.
“Essa é a sexta brinquedoteca implantada pela nossa ONG; a primeira foi no Hospital Estadual de Sumaré em 2002; as demais unidades foram inauguradas no Hospital das Clínicas da Unicamp em 2004, Hospital da Restauração de Recife em 2005, Hospital e Maternidade Celso Pierro na PUC-Campinas em 2010, Hospital Mário Covas no início de 2016 e agora no Hospital Centro Médico de Campinas”, comemora a coordenadora das brinquedotecas da ONG Hospitalhaços, Lucila Bertolini.
A Hospitalhaços
A Hospitalhaços é uma organização não governamental que utiliza a figura do palhaço para levar sorrisos ao ambiente hospitalar. O desafio diário é criar uma atmosfera mais leve, alegre e descontraída para pacientes, familiares e profissionais da saúde.
Fundada em 1999 por Walkiria Camelo, atualmente atende 23 hospitais, mantém e administra seis brinquedotecas, conta com 600 voluntários e destes, 480 são palhaços humanitários que, em 2015, atingiram 405 mil pessoas, entre pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.