Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu da Vida Marinha em Ubatuba/SP tem programação especial para férias de verão

Ubatuba, por Kleber Patricio

Museu convida o público para uma viagem no tempo – aprender mais sobre como surgiu a vida nos oceanos. Foto: Felipe Domingos/Museu da Vida Marinha

Chegou quem estava faltando: as tão esperadas férias de verão. E é claro que o Museu da Vida Marinha, em Ubatuba/SP, tem uma programação recheada de atrações especiais para você e sua família. Durante todos os dias, das 10h às 18h, exceto nos horários especiais de fim de ano, os visitantes poderão se encantar com os acervos e réplicas de animais marinhos que habitaram e ainda habitam os nossos oceanos.

De acordo com informações da bióloga Catherina Monteiro, que integra a equipe do Museu, a programação especial da temporada de verão, que teve início no dia 21 de dezembro e se encerra no último dia de janeiro (31), inclui oficinas de fantoche de sombras de animais marinhos, dobradura (marcador de página de animais marinhos), imãs sustentáveis de geladeira sob a temática de animais marinhos confeccionados com materiais reaproveitados, confecção de máscaras de animais marinhos, confecção de adereço de cabeça de pinguim ou tubarão e sessão de filmes educativos. “Também terão muitos jogos educativos com o tema de educação ambiental para toda a família”, ressalta a bióloga.

As oficinas serão realizadas diariamente às 11h e 14h durante o funcionamento do Museu da Vida Marinha, que segue aberto normalmente para visitação de segunda a domingo, das 10h às 18h.

Todas as atividades inseridas na programação especial das férias de verão estão totalmente inclusas no valor do ingresso para entrada no Museu. “Ao comprar o ingresso ou algum produto da loja do Museu, todo dinheiro é revertido para manutenção das atividades do Instituto Argonauta”, acrescenta Catherina.

Sobre o Museu

Oficinas da programação de férias de verão do Museu serão realizadas diariamente às 11h e 14h. Foto: divulgação.

O Museu da Vida Marinha convida o público para uma viagem no tempo – aprender mais sobre como surgiu a vida nos oceanos –, com réplicas em tamanho natural de répteis marinhos gigantes que habitaram os mares pré-históricos, até esqueletos de animais marinhos atuais. Seu objetivo é sensibilizar seus visitantes lembrando-os de onde viemos e da importância da preservação destes ambientes para a humanidade.

Além de todo o conhecimento adquirido durante o circuito no Museu, a estrutura ainda fica localizada em frente à praia do Perequê-Açú, propiciando ao público um contato direto com o ambiente marinho; potencializando a sensação de “estar” no mar durante o trajeto nos acervos. O circuito é guiado pela equipe do Museu, composta por biólogos que compartilham saberes oceânicos aos visitantes durante a visitação.

Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, Diretor do Aquário de Ubatuba e Presidente do Instituto Argonauta, o objetivo do Museu é o de sempre conectar o público ao universo marinho. “Os visitantes poderão conhecer e aprender sobre a evolução de algumas espécies e a importância da conservação da biodiversidade marinha”.

Atrações do Museu

Toda a venda obtida pelas vendas do ingresso do Museu da Vida Marinha é revertida para manutenção das atividades do Instituto Argonauta. Foto: Felipe Domingos/Instituto Argonauta.

Além das atividades oferecidas durante a programação especial do feriado, o Museu ainda proporciona outras atrações para os visitantes: a remontagem da exposição “Gigantes Marinhos”, que dispõe de diversas réplicas de animais pré-históricos que habitaram os oceanos, esqueletos reais de animais da atualidade – como da baleia jubarte, taxidermia em tempo real que pode ser acompanhada pelos visitantes, um espaço temático de impactos, que conta com uma exposição sobre os impactos da atividade humana no ambiente marinho e uma parede de ossos de animais mortos, um espaço temático com informações dos trabalhos que são realizados pelo Instituto Argonauta em prol dos ambientes costeiros e marinhos e uma casa sustentável com exemplos de energias renováveis que podem ser replicadas por qualquer um para otimizar os recursos naturais. Os visitantes também podem acompanhar em tempo real os animais em reabilitação no Instituto Argonauta, por meio dos monitores disponibilizados no interior do Museu.

Serviço:

O Museu tem entrada gratuita para os moradores de Ubatuba, mediante cadastro que deve ser realizado presencialmente na bilheteria, com a apresentação de documento pessoal com foto, endereço de residência, comprovante de moradia fixa – no qual será aceito um dos seguintes documentos: RG de Ubatuba, Título eleitoral de Ubatuba, CNH de Ubatuba, Carteira de trabalho ou holerite de Ubatuba, Carteira Profissional de Classe de Ubatuba, documento escolar dos filhos, como carteirinha da escola, boletim ou comprovante de matrícula.

Maiores de 60 anos e crianças até 6 anos acompanhadas de um adulto pagante também terão acesso livre, mediante apresentação de documento de identidade.

Atualmente, funciona diariamente (de segunda a domingo), das 10h às 18h. O valor do ingresso é R$21,00, com meia entrada (R$10,50) para estudantes até 17 anos com carteirinha, estudantes universitários com documento, professores com carteirinha e menores de 12 anos. Para agendamento de escolas e grupos especiais, basta entrar em contato pelo telefone: (12) 3832-7976 ou pelo e-mail museu@institutoargonauta.org.

O Museu da Vida Marinha @museudavidamarinha está localizado na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu, Ubatuba/SP. Para saber mais, consulte https://institutoargonauta.org/projetos/museu-da-vida-marinha/.

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba @aquariodeubatuba.oficial e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, entre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Seja um Argonauta.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 (horário comercial) ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833-4863 – 3833-5789/ (12) 3834-1382 (Aquário de Ubatuba) / (12) 3833-5753/ (12) 99705-6506 e (12) 99785-3615 – WhatsApp.

Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes. Conheça mais sobre o trabalho em www.institutoargonauta.org, www.facebook.com/InstitutoArgonauta e Instagram: @institutoargonauta.

(Fonte: Instituto Argonauta)