Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Campanha Imposto de Renda Solidário 2023 arrecada mais R$3 milhões em incentivos fiscais

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Imagem: divulgação.

A Prefeitura de Indaiatuba – município da Região Metropolitana de Campinas (SP) – por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Indaiatuba (Cmdca), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, arrecadou na campanha Imposto de Renda Solidário 2023, por meio da Lei de Incentivo Fiscal do Fundo da Criança (Funcri), o montante de R$3.588.807,06. Este montante foi referente à contribuição de pessoa física e jurídica no período de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2023.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Décio Rocha, é importante as  pessoas se atentarem que, ao fazer a destinação da forma correta, poderão ajudar muitas crianças  e adolescentes. “Com as doações por meio da Lei de Incentivo do Funcri esses recursos ficam no município e serão repassados para as instituições locais e com isso podemos dar assistência a crianças e adolescentes. Através desse recurso podemos garantir o direito delas e também mudar o futuro delas”, explica Rocha.

As 15 instituições beneficiadas são Apae, Abid, Casa da Providência, Bolha de Sabão, Educandário Deus e a Natureza, Campi, Camerata, Cirva, Casa da Fraternidade, Casa da Criança Jesus de Nazaré, Ciaspe, Dispensário Antônio Frederico Ozanan, Manaem, Projeto Guri e Sisni.

O objetivo da campanha é fomentar a solidariedade e ajudar projetos voltados ao bem estar social. Ao optar por fazer a destinação, o munícipe direciona parte do Imposto de Renda, que iria para o Governo Federal, diretamente às entidades. A quantia doada por pessoas físicas pode sair tanto do imposto a ser pago como também da importância que será restituída. Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto ao longo do ano ou 3% caso a faça durante a declaração do Imposto de Renda.

“Nós fazemos uma ampla campanha para que cada vez mais pessoas possam destinar ao município e mantermos esse recurso aqui e, assim, possamos ajudar as entidades de Indaiatuba. Mesmo com a campanha intensa realizada, sempre pedimos para cada um nos ajudar a propagar. Se cada pessoa orientar um conhecido ou amigo na hora que forem realizar a Declaração de Imposto de Renda, podemos ter um crescimento neste valor e contribuir ainda mais com as crianças e adolescentes assistidos pelas entidades”, aponta Sérgio Baptista, presidente do Cmdca de Indaiatuba.

Os interessados em contribuir podem conferir o passo a passo de como fazer a doação pelo site. Mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3835-2843.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)