Durante três dias, Indaiatuba foi o centro das atenções de diversas comunidades nipo-brasileiras da região com a realização da primeira edição do Indaiatuba Matsuri, que movimentou o Pavilhão da Viber nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Além de diversas opções gastronômicas, um público estimado de oito mil pessoas conferiu de perto diversas atrações culturais e uma feira com produtos variados. A organização do evento é da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi), em parceria com a Tasa Eventos.
“Atingimos o nosso objetivo de oferecer um evento com um novo propósito, de oferecer mais atrações culturais e exposições de qualidade, além da culinária, que já é uma referência em Indaiatuba e região”, pontua João Yamate, presidente da Acenbi. “Entre os destaques da programação, gostei muito do Miss Nikkey Indaiatuba e Região, dos shows que reuniram Karen Ito, Edgar Ishida e o Duo Sciotti, além do desfile de cosplayers”. O presidente aproveitou para agradecer o público, patrocinadores e apoiadores: “Conversamos com muita gente após o evento e todos elogiaram bastante, principalmente as atrações e a decoração”, revela. “Creio que atingimos a expectativa e plantamos uma semente para tornar Indaiatuba Matsuri cada vez mais conhecido em Indaiatuba e região. Por isso, agradeço a todos que marcaram presença e aos nossos apoiadores e patrocinadores”.
Sérgio Takao Sato, da Tasa Eventos, acredita que o Indaiatuba Matsuri tem tudo para crescer em 2017. “Chegamos a Indaiatuba com a proposta de oferecer algo mais além das opções gastronômicas e creio que atingimos o nosso objetivo”, destaca. “Agora, é trabalhar para melhorar e ampliar ainda as opções do Indaiatuba Matsuri em 2017”.
Beleza feminina
Um dos destaques do evento foi a realização do Miss Nikkey Indaiatuba e Região, que garantiu a Julia Suzuki uma vaga no Miss Nikkey São Paulo, que acontece em 2017. Com 20 anos, Julia nasceu em Yokohama, no Japão. “Morei lá até os meus 10 anos e depois vim para Indaiatuba”, conta. “Falo algumas coisas em japonês, assisto animes e pratico o Budismo”. Técnica em Informática, Julia sonha cursar Medicina. “Quero trabalhar, estudar, cursar uma faculdade e fazer intercâmbio”.
Foram eleitas ainda Tuane Nozaki Fagundes, de 25 anos, de Vinhedo, como 1ª Princesa e Thaís Akemi Fujivara, de 22 anos, de Indaiatuba, como 2ª Princesa do Miss Nikkey Indaiatuba e Região. O ator, cantor e apresentador Kendi Yamai, um dos organizadores do concurso, fez elogios à etapa regional. “A primeira edição do Miss Nikkey Indaiatuba e Região foi muito boa. O nível das candidatas surpreendeu e o público e as torcidas estavam animados”.
Kendi lembra que as interessadas já podem se inscrever para a edição 2017 do concurso: “As garotas de 15 a 30 anos de todo Brasil, com ascendência japonesa, podem se cadastrar no site www.missnikkey.com.br desde já e serão contatadas para as próximas seletivas”, ressalta.