Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Piracaia (SP) recebe festival dedicado à República Tcheca: o Tchequia Week

Piracaia, por Kleber Patricio

Marcos Oliveira (1º da esq. p a dir.) organizador do Tchequia Week, com delegação de Piracaia no Consulado da República Tcheca em São Paulo. Foto: Divulgação .

A história da industrialização no interior paulista, especialmente o segmento calçadista, tem uma pequena contribuição do imigrante tcheco Jan Antonin Bata. Nos anos 40, construiu uma importante fábrica em Batatuba, Piracaia, transformando a região em um polo de desenvolvimento, com vilas, aeroporto, escola, cinema, pista de pouso e hospedaria, entre outras facilidades. A história serve como mote para o “Piracaia Tchequia Week” lançado pelo empresário Marcos Oliveira, radicado há dois anos na cidade. Diante do contexto sobre Bata e entendendo que sua memória não era divulgada de forma tão abrangente, viu uma oportunidade de conectar-se com restaurantes, cafés, pizzarias, centros culturais e cervejarias para que adaptassem algum elemento em suas ofertas e dedicassem à Tchequia (nome mais da República Tcheca). Todos aderiram à causa de criar uma experiência ligada ao país europeu.

“Piracaia não foi colonizada por tchecos e os imigrantes que vieram com Bata também não fixaram-se em quantidade. Assim, a ideia original do evento era celebrar em apenas um final de semana alguns elementos do país, mas com a aceitação de diversos estabelecimentos, fui recebendo pedidos para novas programações, o que gerou esses 15 dias de atividades e será uma experiência inovadora e positiva para a pequena Piracaia”, afirma Marcos.

Violinista romeno Florian Cristea do Euro Gypsy Duo. Foto: Reprodução/Facebook/Florian Cristea.

A 1ª Piracaia Tchéquia Week, organizada pela Redescobrindo Ideias em parceria com o Núcleo de Memória Jan Antonin Bata, conta com uma agenda dedicada aos sabores quase tchecos nos restaurantes e cafés Porta ao Lado Café, Fontoura & Kiehl, Georgina Restaurante, Bergamo Ristorante, Bierizal Steak House, Divino Pastel, Que Maravilha, Breda Restaurante, Capril Santa Edwiges, Marcelo Papi Pães, Restaurante do Marcão, Pepper Haus Geleias e Pimentas, Adega Avenida e Rolfsen Bier.

Na agenda cultural, no dia 17/03, o Capril Santa Edwiges receberá um café da manhã colonial para famílias seguido de ordenha e oficina de coalhada com leite de cabra. O Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo emprestará duas exposições permanentes de sua coleção: “Bata” e “Cerveja”, que estarão expostas na Rolfsen Bier.

No dia 23/3, a Casa Viva Piracaia apresentará o show “Euro Gypsy Duo” com Daniel Szafran no piano e Florian Cristea no violino trazendo músicas do Leste Europeu. Antes, a arquiteta Lilian Staningher, do Núcleo de Memória, fará um bate papo sobre a vida e importância do imigrante – tudo com comidinhas tchecas preparadas pela chef Paula Simões. Já Marcelo Papi Pães receberá um pequeno grupo para uma oficina de pão tcheco com fermentação natural no encerramento (24/3), além de café da tarde, às 16h. Dois webinários serão realizados reunindo convidados que não poderão estar presencialmente no município.

Salada de pera com queijo gorgonzola – prato típico tcheco. Foto: Divulgação.

A Piracaia Tchéquia Week conta com o patrocínio da associação Isso é Piracaia e apoio institucional das missões diplomáticas tchecas no Brasil (a Embaixada em Brasília e o Consulado Geral em São Paulo); o Visit Tchequia (órgão oficial de promoção do país), AbrasOFFA, União Cultural Tcheco Brasileira, Comtur Piracaia, Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Piracaia. Os mídia partners são Turismo SA e Piracaia Hoje.

Serviço:

Piracaia Tchequia Week

Data: até 24 de março de 2024

Onde: diversos endereços de Piracaia

Programação: www.redescobrindo.com.br/tchequia

Informações: (11) 62208491

Sobre o evento | O Piracaia Tchequia Week é um evento criado com o objetivo de destacar elementos da República Tcheca no interior paulista, especialmente a gastronomia, fotografia, viagens, música e história. Piracaia recebeu nos anos 30 o imigrante tcheco Jan Antonin Bata e lá construiu uma vila operária e uma importante fábrica de calçados impulsionando a indústria calçadista no Estado de São Paulo, mudando o ritmo econômico regional. O evento acontece em diferentes restaurantes e bares, além de contar com uma programação cultural. Informações: www.redescobrindo.com.br.

(Fonte: Redescobrindo Ideias e Eventos)