O Departamento de Cemitérios da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente da Prefeitura de Indaiatuba aproveitará o feriado do Dia de Finados para fazer o recadastramento dos proprietários de sepulturas dos dois Cemitérios da Candelária – Taipas e Pedras. Objetivo é identificar os responsáveis por túmulos antigos e sem manutenção. Uma equipe de funcionários estará de plantão no local entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, das 7h às 17h.
Conforme explicou o diretor do Departamento, Haroldo Dorta Bernardes, alguns túmulos sofreram erosão e apresentam rachaduras que causam infiltrações de água de chuva e se tornam ambientes propícios para a proliferação de escorpiões. O diretor conta que já foram feitas outras tentativas de cadastramento, mas ainda existem algumas sepulturas sem a identificação atualizada dos responsáveis. “Por isso, vamos aproveitar as visitas do Dia de Finados para tentar atualizar as documentações”, explicou.
Apesar dos cemitérios da Candelária serem administrados pela Prefeitura, a responsabilidade pela construção e manutenção das sepulturas é das famílias proprietárias. Quando as famílias se recusam a fazer a manutenção, a administração dos Cemitérios pode executar os reparos necessários e enviar a cobrança aos responsáveis. Os Cemitérios da Candelária têm túmulos com sepultamentos datados do final de 1800 e início de 1900.
Reformas
Para o feriado de Finados, a Secretaria de Urbanismo também está realizando reformas nas áreas administrativas e de velório nos Cemitérios da Candelária e dos Indaiás. As obras incluíram a troca de pisos e pintura das áreas de velório, corredores e capelas. Na semana passada, a Prefeitura concluiu as obras no Cemitério dos Indaiás e a previsão é de que até o final de outubro também esteja tudo pronto no Taipas e Pedras.