Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas – estes são os conceitos da Cultura de Paz, iniciada em 1999, e aqueles que formam o eixo principal do Zen Festival, evento multicultural que realizará sua segunda edição no dia 13 de novembro. Com o slogan Mais do que um evento, uma experiência da Nova Era, a segunda edição do festival proporcionará aos participantes conhecimento e vivências sob as mais diversas perspectivas do universo zen em oito horas de atividades gratuitas.
O evento acontecerá na Estação Cultura, um dos pontos culturais mais representativos de Campinas. A entrada e o estacionamento serão gratuitos, assim como a participação em qualquer uma das atividades da programação oficial.
Sob o comando da Violeta Mafra, de São Paulo, o Ancoramento do Arcanjo Miguel Raio Azul marcará a abertura das apresentações do palco, às 11h. Em seguida, o padre Haroldo Rahm fará uma benção coletiva. Logo depois, a Iniciativa das Religiões Unidas (URI) realizará um Diálogo Inter-religioso com foco na Cultura de Paz.
A programação seguirá com palestras sobre saúde na terceira idade, aulas abertas de yoga, meditação, Tai Chi Chuan, apresentação de dança indiana e música ao vivo, entre outras atividades.
Durante todo o dia os visitantes serão também envoltos na atmosfera mágica da cultura céltica, já que no período da tarde acontecerá o 1º Concurso Cosplay “Fantasias Fantásticas”. A atração é uma das novidades da edição e promete muita diversão aos participantes. A inscrição é gratuita e os primeiros colocados ganharão prêmios.
Vivências e bênçãos serão realizadas no ambiente extra-palco. Haverá também oficinas: Bolas de Semente, Bandeiras da Paz, Ecojogos, Tiara de Flores e Filtros dos Sonhos e Incensos Naturais. Confira a programação completa: www.zenfestival.net.br/programacao.
Além das atividades, na Feira de Expositores os visitantes terão contato com o que há de mais novo e eficiente no mercado de terapias e produtos alternativos. Haverá também uma ampla e diversificada praça de alimentação.
O Zen Festival é idealizado por Silvia Lá Mon, psicóloga que atua há mais de dez anos no mercado editorial alternativo e Amanda La Monica, consultora e assessora de marketing digital. Em 2015, a primeira edição do festival contou com 20 expositores e 20 atividades, com aproximadamente 3 mil pessoas circulando pelo evento. Para esse ano, serão mais de 50 expositores, 24 atividades e expectativa de 5 mil participantes.
Serviço:
II Zen Festival
Estação Cultura – Praça Mal Floriano Peixoto, Campinas
Horário: 11h às 19h
Entrada gratuita
Estacionamento gratuito (entrada pela Rua Francisco Teodoro)
Informações: www.zenfestival.net.br / contato@zenfestival.net.br.