Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre os meses de maio e junho. Cada oficina tem 30 vagas disponíveis e os jovens podem manifestar o interesse em participar na própria escola ou pelo site do projeto, uma vez que as oficinas serão realizadas no contraturno. O projeto Clique Jovem será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação para Jovens Adultos Maria Pavanatti Fávaro e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Benevenuto de Figueiredo Torres.
O objetivo é fazer com que os jovens participantes conheçam as técnicas fotográficas, possibilidades de composição de imagem e façam exercícios e experimentações, criando ao final um livro fotográfico e possam expor os trabalhos no evento final, que será realizado em agosto, também aberto ao público. Para Gabi Perissinotto, arte-educadora do Clique Jovem, essa é uma oportunidade importante para aprimorar as técnicas dos jovens que já estão habituados a manusear a câmera do celular. “A tecnologia nos permite ter acesso constante à produção de imagens, por isso, conhecer a técnica é fundamental para aprimorar o olhar desde cedo”, explica Gabi.
As oficinas também buscam despertar a sensibilidade dos jovens por meio do registro das imagens e da exposição dos trabalhos, como explica Kora Prince, arte-educadora e produtora do projeto. “Nos encontros, abordaremos bastante a composição da imagem e a expressão individual, pintando com luzes imagens novas, usando as câmeras de celular e, ao final do projeto, a(o) jovem participante experimenta suas ‘obras’ com a exposição coletiva das fotografias”.
O projeto Clique Jovem é realizado pelo Instituto Ideia Coletiva via Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC ICMS), recebe o apoio da Gama Produções, da Think Projetos, da Prefeitura de Campinas e o patrocínio da Miracema-Nuodex.
Sobre o Instituto Ideia Coletiva | O Instituto Ideia Coletiva é um ponto de cultura, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e possui reconhecimento do Ministério da Justiça e demais órgãos públicos para atuar na formação e difusão cultural por meio de diversas linguagens artísticas, idealizando e executando projetos em todo território nacional.
Serviço:
Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 crianças de Campinas
Oficina 1:
Data: de 8/5 a 26/6 (quartas-feiras)
Horário: das 8 às 12 horas
Endereço: Av. José Oliveira Carneiro, 2 – Chácara Santos Dumont, Campinas (SP)
Oficina 2:
Data: de 9/5 a 27/6 (quintas-feiras)
Horário: das 8 às 12 horas
Endereço: Av. José Carlos do Amaral Galvão, 270 – Jardim São José, Campinas
Inscrições devem ser feitas na própria escola ou no site do projeto.
(Fonte: Fábrica de Histórias)