A Fundação Educar e a Secretaria da Educação de Campinas uniram esforços em um evento que reforçou a importância da leitura na formação de cidadãos conscientes desde a infância: a doação de 50 mil livros infantis para escolas públicas da região como um passo significativo na promoção da educação e da cidadania.
Realizado no CEI Profª Sônia Maria Alves Castro Perez, no Jardim Maria Rosa, na manhã do último dia 14, o evento contou com a presença do presidente da Fundação Educar, Luis Norberto Pascoal e do secretário da Educação de Campinas, José Tadeu Jorge. Juntos, eles destacaram o compromisso de proporcionar educação de qualidade para todas as crianças.
“A gente, na Fundação Educar, sempre imaginou que um livro, para a criança, é a única forma de fazê-la sonhar. Agora, na era digital, o livro é mais importante ainda. A Fundação Educar já produziu mais de 50 milhões de livros e quer chegar a 100 milhões de livros, principalmente para crianças e adolescentes. Trata-se de um tema que não tem como discutir: ou o Brasil educa as crianças com livros, ou teremos crianças despreparadas para enfrentar os desafios”, afirmou Luis Norberto Pascoal.
O objetivo da iniciativa, que conta com apoio da DPaschoal e da JCP Translog, empresa de transporte e logística que faz a ‘carona solidária’, distribuindo sem custo os livros em todos os pontos, é alcançar todas as escolas e instituições de ensino conveniadas da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Cada criança beneficiada recebe dois livros cuidadosamente selecionados para sua faixa etária, totalizando mais de 24,5 mil crianças em 174 escolas e instituições.
Reforçando a importância do hábito da leitura desde cedo, os organizadores ressaltaram que a mediação de leitura desempenha um papel fundamental na formação de habilidades e no estímulo à imaginação das crianças. Durante a solenidade, as crianças do CEI Profª Sônia Maria Alves Castro Perez participaram de uma emocionante contação de histórias, ilustrando vividamente os benefícios e a magia dos livros. “A educação infantil fornece todas as bases e as condições para as crianças aprenderem e desenvolverem as etapas seguintes da educação, até o fim da vida, porque a gente continua aprendendo sempre. Essa fase da criança é a fase de maior aprendizagem intuitiva que o ser humano possui e ela precisa ser aproveitada. Para isso, o meio lúdico é sempre o mais importante. Então a leitura, a história, abrir para as crianças a imaginação e fazer com que elas aprendam através dessa intuição, é fundamental. E é isso que um livro faz”, disse José Tadeu Jorge.
Os livros doados fazem parte do projeto Leia Comigo!, um programa de incentivo à leitura criado pela Fundação Educar no ano 2000, em Campinas. Ao longo de 24 anos, o Leia Comigo! já distribuiu gratuitamente cerca de 50 milhões de livros em todo o Brasil buscando instigar o prazer pela leitura e democratizar o acesso aos livros.
Além do trabalho de editoração, publicação e distribuição gratuita de livros, a Fundação Educar oferece acesso gratuito ao seu acervo literário em seu site, onde os interessados podem ler online. Além disso, contações de histórias dos títulos estão disponíveis no canal do YouTube da Fundação. Para ampliar ainda mais o acesso à leitura, a Fundação está lançando audiolivros com audiodescrição.
Sobre a Fundação Educar | A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo investimento social privado da Cia. DPaschoal. Acredita na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica. Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor. Saiba mais.
(Fonte: Alfapress Comunicação)