Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Lume Teatro estreia novo espetáculo em Campinas

Campinas, por Kleber Patricio

Fotos: João Maria da Silva.

O Lume Teatro estreia novo espetáculo em Campinas. Protagonizada por Yael Karavan (UK/PT) e Naomi Silman, do Lume Teatro (BR), a temporada de estreia do espetáculo ‘Homenagem’ acontece sábado (22/6) e domingo (23/6), às 20h, na sede do Lume Teatro (Rua Carlos Diniz leitão, 150, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, Campinas/SP). A entrada é franca.

Sobre o espetáculo

‘Homenagem’ traz ao público a temática da ecologia e reflete sobre a preocupação que nós, seres humanos, cidadãos e cidadãs do mundo, deveríamos ter diariamente. Nasce de um denso pensamento crítico e criativo ao mesmo tempo: na urgência de agir perante os números, toma as artes como bandeira numa abordagem criativa, sensível, inclusiva e participativa.

Uma das vertentes da crise climática é precisamente o tema deste trabalho: a extinção de espécies da flora e fauna e suas silenciosas – porém duras – repercussões para a vida no nosso planeta.

‘Homenagem’ é a segunda colaboração internacional entre Yael Karavan (UK/PT) e Naomi Silman, do Lume Teatro (BR). As duas artistas tiveram seu primeiro encontro há mais de 25 anos, quando estudavam na École Philippe Gaulier, em Londres. Seguiram diferentes caminhos pessoais e profissionais, mas sempre mantiveram contato devido a trajetórias e questionamentos comuns. Hoje, com suas carreiras consolidadas e quase 30 anos de pesquisa em teatro físico e visual, dança e palhaço, buscam nas suas colaborações artísticas fundir as suas linguagens para encontrar uma expressão simples e poética propondo um diálogo direto e íntimo com o público.

Sobre as atrizes:

YAEL KARAVAN: www.yaelkaravan.com

Premiada performer, bailarina e diretora israelense/britânica, hoje radicada em Lisboa-Portugal. Com especialização em dança Butoh, combina fortes elementos visuais com dança, mímica e teatro físico, frequentemente em contextos específicos ao local – site specific. Explora linguagens artísticas combinando diversas influências culturais, investigando maneiras de agir e reagir às questões sociopolíticas pertinentes atuais. Ao longo do seu percurso, criou diversas obras para palco, espaços não convencionais site specific, museus e galerias em diversos países.

NAOMI SILMAN: www.lumeteatro.com.br

É atriz, palhaça e diretora e atriz-pesquisadora colaboradora do Lume Teatro – grupo de referência mundial na pesquisa da arte de ator e vencedor do Prêmio Shell 2013 em pesquisa continuada. Em 25 anos celebrando o teatro como a arte do encontro, ela criou e apresentou espetáculos em diversas linguagens cênicas – teatro físico, palhaçaria, dança, teatro de rua e grandes intervenções ao ar livre – com a participação da comunidade, nos espaços mais diversos, convencionais e não convencionais, pelo Brasil e ao redor do mundo em mais de 20 países.

Sinopse | ‘Homenagem’ é um espetáculo criado por Naomi Silman (Lume Teatro/BR) e Yael Karavan (PT) que coloca em cena a problemática da extinção de espécies (flora e fauna), cuja ausência antevê silenciosas – porém, com duras repercussões para a vida do planeta. Emergindo da linha tênue entre o trágico e o cômico, revelará contradições do comportamento humano na sua interação com o planeta Terra. A investigação apesar de exaustiva será infinda, procurando sensibilizar para a existência de espécies que também aqui devem ter lugar.

Ficha Técnica

Concepção, criação e atuação: Naomi Silman e Yael Karavan

Objetos/Cenografia: João Ferro Martins

Trilha Sonora e sonoplastia: Diogo Alvim

Desenho de Luz: Luís Moreira

Figurino: Carlota Lagido

Assessoria artística: Ana Cristina Colla, Raquel Scotti Hirson e Ricardo Puccetti (Lume Teatro)

Apoio corporal: Vania Rovisco

Apoio a Dramaturgia: Andresa Soares

Operação de luz e som: Chico Barganian

Design gráfico: Arthur Amaral

Registro audiovisual: James Newitt e Alessandro Soave Poeta

Fotos: Alípio Padilha, Alessandro Poeta Soave e João Maria Junior

Música final: Canto tradicional do povo guarani Mbya, cedido e gravado na aldeia Kalipety Apoio administrativo: Giselle Bastos

Consultoria científica: Prof. Dr. Carlos Joly, Prof. André Lucci Freitas e Prof. Dr. Thomas Lewinsohn (Unicamp, BR)

Pesquisa de campo: Aldeias Guarani Itakupé e Kalipety (região metropolitana de São Paulo)

Produção: Anoné Produções Artísticas

Duração: 80 minutos

Classificação indicativa: 10 anos.

(Fonte: Tiago Gonçalves Assessoria de Imprensa)