Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

“Banda de Itu” se apresenta domingo na Praça da Matriz

Itu, por Kleber Patricio

Crédito da foto: www.itu.com.br.

Crédito da foto: www.itu.com.br.

A Corporação Musical União dos Artistas, mais conhecida como a “Banda de Itu”, se apresenta neste domingo (13/11), às 11h, na Praça da Matriz, centro da cidade. A apresentação, que é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Itu, será baseada na comemoração da Proclamação da República e terá em seu repertório uma visão da música sobre as repúblicas latino-americanas.

A banda, que é regida pela maestrina Miriam Castro, apresentará peças como o Hino da Proclamação da República (poema: Medeiros de Albuquerque – música: Leopoldo Miguez); Oye Como Va (compositor: Tito Puente – arranjador: Michael Brown); Vereda Tropical (compositor: Gonzalo Curiel – arranjo: Chiquito Belculfiné); La Bamba (compositor: Ritchie Valens – arranjo: Chiquito Belculfiné); Moliendo Café (compositor: José Manzo – arranjo: R. Dorado); La Cumparsita (compositor: G. H. Matos Rodriguez – arranjo: José Tabajara dos Santos); Forró do Poeirão (compositor: Cecéu – arranjo: Chiquito Belculfiné); Não Deixe o Samba Morrer (compositor: Edson Conceição e Aloísio Silva – arranjo: Chiquito Belculfiné) e Itu Quatrocentão (compositor: José Tabajara dos Santos).

Em atividade desde 1912, a banda conta hoje com 35 músicos amadores e formados pela própria corporação, que se dividem entre flautas, clarinetes e saxofones, trompetes, trompas, trombones, percussão, bombardinos e baixos.