Dentre as praias preferidas dos gaúchos durante a alta temporada de verão, Torres também possui diversos atrativos para quem viaja durante o outono e o inverno. Além de delícias gastronômicas, os pontos turísticos do município do Litoral Norte são um convite para se conectar com a natureza em meio a belas paisagens. No ramo de acomodações, os turistas podem contar com a excelência e a confiabilidade do Hotel Sesc Torres, localizado próximo à Praia dos Molhes e ao Rio Mampituba. Recentemente premiado com o Travellers Choice 2024, do TripAdvisor, o local oferece pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar incluídos aos hóspedes, além de ampla estrutura com piscina térmica, sauna, quadra poliesportiva e outros destaques que podem ser conferidos no site www.sesc.com.br/unidade/hotel-sesc-torres/. Abaixo, elencamos alguns dos principais motivos para escolher Torres como destino de viagem nestes próximos meses.
1 – Trilhas e áreas de preservação
Torres, o nome do município, tem origem nas formações rochosas, a maioria delas protegidas pelo Parque Estadual da Guarita. Trata-se de um importante sítio geológico que integra o Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, com grande valor ecológico e com uma paisagem de tirar o fôlego. O parque não tem grades ou cercas e há diversas formas de acessá-lo. De carro, moto ou van, é preciso pagar uma taxa para o estacionamento. Porém, é possível utilizar as trilhas da Praia do Cal ou de Itapeva, essa também considerada uma unidade de preservação. O Parque Estadual de Itapeva é menos conhecido e possui uma biodiversidade conservada que serve como campo de pesquisa, com um ecossistema que abrange a Mata Atlântica, onde encontra-se um mar de dunas, mata restinga, áreas alagáveis e a Mata Paludosa.
Situada a cerca de 1,8km, a Reserva Ecológica Ilha dos Lobos é a única ilha marítima do litoral gaúcho. É um refúgio de lobos e leões marinhos, que utilizam o lugar como descanso em suas rotas migratórias. As belezas da ilha e da fauna marinha que vive nela podem ser vistas com passeios de barco, porém a aproximação é limitada a uma distância de 500m, afinal, a pesca e o desembarque na ilha são proibidos.
2 – Tranquilidade
A conexão com a natureza e as belezas de Torres por meio de caminhadas, pedaladas ou de um tempo sentado na companhia da família e de um bom chimarrão, também é encontrada em outros pontos do município. A orla do Rio Mampituba que, assim como o calçadão e a região central, conta com diversas opções gastronômicas, é uma ótima opção para relaxar. Lá fica a icônica Ponte Pênsil, que permite passar a pé para o município de Passo de Torres, na prática, cruzando o limite entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Outras opções são visitar os molhes, passarela mar adentro que passou por uma recente revitalização, ou a Lagoa do Violão. No interior da cidade, um dos destaques é a Praça Borges de Medeiros, onde está o mais antigo monumento de Torres, erguido em 1940.
3 – Morro do Farol
Também chamado de Torre Norte, o Morro do Farol é um local muito apreciado pelos turistas devido à paisagem, com a imensidão do mar e a vista de todas as praias do município. Entre os morros à beira-mar, é o único que tem acesso de carro e é também um local muito usado para voos de paraglider e parapente. Ao todo, três faróis já foram construídos no local, o primeiro foi inaugurado em 1912. O Morro do Farol é um observatório perfeito das baleias francas que fazem seu trajeto no período de agosto a novembro, em busca de águas mais quentes para procriar e ter filhotes.
4 – Religiosidade
Alguns pontos da cidade também são procurados por fieis. É o caso do Oratório Nossa Senhora dos Navegantes, mais conhecido como Santinha, localizado entre a Prainha e a Praia da Cal. No local, há uma vertente de água cristalina, que sai da rocha do Morro do Farol, e a imagem de uma santa, onde são feitos agradecimentos e preces dos devotos. O caminho até lá é pelo calçadão da beira mar, aos pés do Morro do Farol. Próximo dali, está a Igreja Matriz de São Domingos, inaugurada em 1824. Um dos marcos da povoação local e que foi expandindo gradualmente junto com o crescimento da cidade.
5 – Balonismo
Conhecida como a Capital Nacional do Balonismo, Torres tem como particularidade as cores enfeitando seu céu. É comum ver balões entre dezembro e janeiro, geralmente no início da manhã e no final da tarde. É possível sobrevoar a região em passeios pagos para apreciar a paisagem e a diversidade natural. Anualmente acontece na cidade o Festival Internacional de Balonismo de Torres, que une praticantes de diversas partes do mundo em um grande evento. A edição de 2024 precisou ser cancelada em razão da recente tragédia climática, mas os adeptos da prática ainda podem ser avistados na cidade.
Turismo Sesc | Para proporcionar descanso, lazer e estimular o conhecimento histórico, cultural e social, o Sesc/RS conta com três hotéis – Gramado, Torres e Porto Alegre – com ampla infraestrutura, além de diversos conveniados em todo o Estado e no Brasil, para os viajantes curtirem a família, os amigos e aproveitarem a vida. Também oferece pacotes turísticos com saídas de diferentes regiões do Estado, com destinos variados e condições de pagamento facilitadas.
(Fonte: Moglia Comunicação Empresarial)