Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Campos do Jordão sedia nova edição do Festival de Tartufo

Campos do Jordão, por Kleber Patricio

Medalhão de filet mignon de Wagyu ao molho roti, acompanha purê de mandioquinha e trufas frescas. Fotos: Divulgação.

Você sabe o que é tartufo ou trufas, como também são conhecidos esses cogumelos? Se nunca viu, nem comeu, já ouviu falar, pelo menos? Ou a única trufa que conhece é a de chocolate mesmo? Cabe aqui uma curiosidade: a trufa de chocolate ganhou este nome justamente pela semelhança na aparência com o fungo, uma esfera marrom, no caso das trufas negras. Até o chocolate em pó que vai na finalização da trufa de chocolate é para imitar a terra no momento da colheita. Ambas trufas são deliciosas, mas o cogumelo tem uma particularidade que o torna um ingrediente de luxo em qualquer culinária mundo afora: por causa da dificuldade de encontrar debaixo da terra – cães farejadores são treinados e executam a função – e por só haver em regiões específicas da Europa, o ingrediente faz parte da lista dos mais nobres e caros do mundo.

Para celebrar essa preciosidade, já que estamos em época de colheita, o premiado Restaurante Pontremoli, que fica em Campos do Jordão, São Paulo, realiza no mês de agosto a 4ª edição do Festival de Tartufo nos dias 15, 16 e 17. O menu tem a assinatura do renomado chef italiano Claudio Savitar, especialista em trufas, Bernard Contipelli, chef e proprietário da casa, e Marcella Contipelli, que agrega com novidades que trouxe da Itália após uma imersão no refinado restaurante Quadri, do grupo Alajmo.

Vieiras trufadas à moda do Chef.

O jantar em 6 tempos conta com trufas negras de inverno, frescas e maduras do tipo Scorzone. É muito mais que um simples jantar – a experiência de cores, sabores e aromas inclui couvert, antepasto, primeiro prato (tagliolini trufado com salsa de parmesão e trufas frescas), segundo prato (medalhão de filet mignon de Wagyu ao molho roti com purê de mandioquinha e trufas frescas), sobremesa e digestivo.

O valor por pessoa é R$1.150,00 + 15% de taxa de serviço. A disponibilidade é de apenas 60 convites por noite. Incrementam a experiência o friozinho do final do inverno em Campos do Jordão, o clima da montanha e a vista da cidade, além de todo o charme do bistrô aconchegante, que tem mesas iluminadas por velas e também ao redor de uma lareira.

Sobremesas.

“A cada ano, nós procuramos melhorar e surpreender ainda mais a todos que participam do evento. O Festival de Tartufo já é um sucesso e aguardado durante todo o ano por muitos clientes, mas este ano, eu confesso que estou ainda mais animado, a ideia é apresentar o melhor, vai ser uma noite muito sofisticada, com muito requinte e, sem dúvida nenhuma, inesquecível”, comenta Bernard Contipelli, chef e proprietário do Restaurante Pontremoli.

Para reservas e mais informações, (12) 99794-1213.

Festival de Tartufo – 4ª edição

Data: de 15 a 17 de agosto

Horário: 20h

Endereço: Rua das Hortênsias, 605 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão/SP

Reservas: (12) 99794-1213 – reservas são indispensáveis

Site: www.restaurantepontremoli.com.br

Instagram: @restaurantepontremoli.

(Fonte: Maxima SP)