O Jardim dos Taperás, principal empreendimento vertical da vizinha cidade de Salto, vem realizando diversas ações ambientais durante sua construção, além de manter aproximadamente 5,5 mil metros quadrados de Área de Preservação Permanente (APP). A ação garante um meio ambiente ecologicamente equilibrado, com benefícios tanto aos futuros moradores quanto aos bairros vizinhos, além de preservar os recursos hídricos, proteger o solo e facilitar o fluxo gênico da fauna e da flora.
Com uma área total de 22.183,70m², a construção do Jardim dos Taperás vem sendo realizada com responsabilidade ambiental. Para cada árvore retirada da área do empreendimento, outras dez foram plantadas em outro espaço. Em setembro de 2014, após acordo firmado com a Prefeitura, 750 mudas foram plantadas no Parque das Nações.
O gerente de incorporação da Longitude, Bruno Acocella, explica que na ocasião diversas espécies foram disponibilizadas. “Acompanhamos o crescimento e cuidamos, através de uma assessoria ambiental, para que essas mudas vingassem”, diz. “Plantamos mangueiras, jaqueiras, pata-de-vaca, pinheiros, fruteiras do conde e flamboyants, entre outras.”
Com outro acordo firmado, dessa vez com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), o empreendimento se comprometeu a plantar outras 334 espécies, ainda este ano, garantindo mais de 1 mil novas árvores ao município. Em outra ação ambiental, com a função de facilitar o acesso ao condomínio e evitar impactos negativos ao trânsito da região, melhorias foram realizadas na ponte do córrego Lageado. A estrutura da passagem foi duplicada e a encosta do rio recebeu um reforço para que não sofra com erosões.
Como o cuidado com o solo é fundamental, o Jardim dos Taperás optou pelo piso intertravado. “Diferente do asfalto, que é 100% impermeável, com o intertravado conseguimos ‘devolver’ ao solo boa parte da água proveniente das chuvas”, explica Bruno. “E também queremos evitar transtornos caso seja necessária alguma intervenção no futuro.”
Ainda nos arredores do condomínio, para estreitar a relação dos moradores do condomínio e de bairros vizinhos, foi construído um campo de futebol society que poderá ser utilizado para a diversão de todos os saltenses, inclusive moradores do condomínio. O espaço leva o mesmo nome do empreendimento e fica próximo à entrada de serviços, na Rua Palermo.